Judiciário de Minas abre Semana da Conciliação 2011
A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, desembargadora Deoclecia Amorelli Dias, o presidente do TJMG, desembargador Cláudio Renato dos Santos Costa, a 3ª vice-presidente, desembargadora Márcia Milanez, o desembargador Fernando Antônio Viégas Peixoto, representando o corregedor do TRT-MG, desembargador Luiz Otávio Linhares Renault e o diretor do Foro da Justiça Federal de Primeiro Grau em Minas Gerais, juiz federal Itelmar Raydan Evangelista, participaram, nesta segunda-feira, 28, da abertura da VI Semana Nacional da Conciliação em Minas Gerais, no auditório do Fórum Lafayette, que fica na avenida Augusto de Lima, 1.549, Barro Preto.
Em Minas, a solenidade de abertura da Semana Nacional da Conciliação foi uma ação conjunta entre a Justiça do trabalho, o Tribunal de Justiça e a Justiça federal |
Durante a solenidade foram assinados convênios para a realização de audiências de conciliação com o Banco do Brasil, terceiro lugar no ranking dos maiores demandantes da Justiça estadual, e com a seguradora Líder, responsável por processos relativos ao Seguro por Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Dpvat).
O presidente do TJMG, desembargador Cláudio Renato dos Santos Costa, rendeu homenagens ao professor Fernandes Filho, ex-presidente do TJ, que foi o pioneiro da conciliação e a desembargadora Márcia Milanez, coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJ, por sua gestão inovadora.
A desembargadora Deoclecia Amorelli Dias, reafirmou em seu discurso, a alegria da parceria com o TJ na Semana da Conciliação, enfatizando a cooperação judiciária. "Não se conquista a paz social resolvendo apenas parcialmente a controvérsia; não se desenvolve a cultura voltada para a paz social se os direitos não são cumpridos; não se pode falar em paz social se não há dialogo entre as partes, advogados e magistrados. Fiel a esta regra geral, a JT sempre alçou a conciliação a um patamar de destaque e o ato de conciliar é primordial", disse a desembargadora passando as mãos do presidente do TJ uma pasta reunindo todo o trabalho de conciliação desenvolvido pelo TRT-MG para esta Semana e um exemplar do livreto A Conciliação e o tratamento adequado dos conflitos de interesse - Advocacia e Magistratura . (Fotos e texto: Adriana Spinelli)