Juiz de Fora sedia jornada de sensibilização para conciliação

publicado 30/10/2012 14:24, modificado 30/10/2012 16:24
Varas de João Monlevade realizam acordo na V Semana da Conciliação (imagem 1)

Integrando a programação da Semana da Conciliação 2012, o TRT-MG, por meio do Núcleo de Conciliação Permanente, e a OAB/MG - Subseção de Juiz de Fora promovem nos dias 8, 9 e 10 de novembro, no município, a I Jornada de Sensibilização para Conciliação.

O evento é dirigido a juízes, advogados, procuradores do trabalho, auditores fiscais do trabalho, professores universitários, estudantes de todas as oito faculdades de Direito da cidade, servidores da Justiça, sindicalistas, empresários, antropólogos, sociólogos, psicólogos e comunidade em geral.

De acordo com a juíza Martha Halfeld, titular da 3ª Vara do Trabalho de Juiz de Fora e membro do Núcleo Permanente de Conciliação e da Comissão organizadora da Semana 2012, a iniciativa inédita visa instituir verdadeiro marco de reflexão aprofundada na cidade: "A adesão irrestrita das oito faculdades de Direito representa iniciativa de difundir a postura conciliatória desde os bancos acadêmicos".

Considerado já o maior evento interinstitucional do mundo do trabalho em Juiz de Fora, a I Jornada de Sensibilização para Conciliação envolverá, além do Poder Judiciário do Trabalho em Minas e da OAB, o Ministério Público do Trabalho, o Ministério do Trabalho e Emprego, faculdades de Direito, sindicatos de trabalhadores, empresariado, assim como o público em geral, uma vez que parte do evento será aberta à comunidade.

A programação constará de uma audiência simulada na quinta-feira e seminário sobre o tema "Sensibilização para a Conciliação" na sexta-feira, ambos a serem realizados na Sede da OAB (Av. dos Andradas, 696). No sábado, encerrando o evento, será apresentado em rua de grande movimento no centro da cidade, peça teatral sobre o tema "Conciliação em Ação", com esquetes específicos para a conciliação, montados por atores de teatro dentre os quais figuram advogados trabalhistas militantes da cidade. Na oportunidade, será feita a leitura pública da Carta de Juiz de Fora para a Conciliação, com distribuição dela à população.

Com o slogan "Quem concilia sempre sai ganhando", o Conselho Nacional de Justiça - CNJ, em parceria com os tribunais brasileiros, promove a sétima edição da Semana Nacional da Conciliação, neste ano, pela primeira vez, em novembro (de 7 a 14). Diferentemente das outras edições, que duravam os cinco dias úteis da Semana, em 2012 o evento contará com um sábado e um domingo. No ano passado, os cinco dias de mutirões, realizados de norte a sul do país, possibilitaram mais de 168 mil acordos, resultando na movimentação de valores próximos a R$ 1 bilhão. (Ruth Vasseur)

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa [arroba] trt3.jus.br