Juíza do TRT de Minas representa o Brasil na Turquia

publicado 14/12/2011 11:19, modificado 14/12/2011 13:19

A Juíza do Trabalho Martha Halfeld Furtado de Mendonça Schmidt, titular da 3ª Vara do Trabalho de Juiz de Fora, participou, no início deste mês, da Oficina Internacional sobre Mediação em Litígios Civis no Mundo , realizada em Istambul, Turquia. O evento foi uma iniciativa conjunta do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas e do Ministério da Justiça da Turquia e está entre os objetivos da ONU no que diz respeito ao acesso à Justiça e ao fortalecimento do papel do Estado.

Juíza do TRT de Minas representa o Brasil na Turquia (imagem 1)

Participaram como painelistas representantes de diversos países: Brasil, EUA, Canadá, Alemanha, Itália, França, Grécia, Holanda, Reino Unido, China, Turquia, Marrocos. O seminário foi dirigido a juízes, advogados, professores, e estudantes de pós-graduação, além de representantes do Ministério da Justiça e da ONU.

Segundo a juíza Martha Halfeld, a participação teve dupla finalidade: relatar o estado de desenvolvimento da conciliação e da mediação no Brasil e contribuir para o aperfeiçoamento do projeto de lei que o Ministério da Justiça da Turquia pretende encaminhar ao Legislativo.

Ainda segundo a representante brasileira, o momento é histórico na Turquia. "Encontrei algumas semelhanças com a situação brasileira, como a existência, entre eles, do High Council of Judges and Prosecutors (Alto Conselho de Juízes e Procuradores), semelhante ao nosso CNJ. A tendência da resolução consensual dos litígios parece ser mundial e tem o ideal comum de contribuição para a pacificação social".

Visualizações: