Juíza do TRT-MG participa de seminário sobre conciliação no Paraná

publicado 30/05/2012 11:37, modificado 30/05/2012 14:37
Juíza do TRT-MG participa de seminário sobre conciliação no Paraná (imagem 1)

A juíza Adriana Goulart de Sena Orsini, titular da 35ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, participou, no último dia 24, do Seminário Trabalho, Conflito e Conciliação , promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, no qual foram discutidos temas relacionados à intensificação dos acordos na esfera trabalhista.

Em seu painel, intitulado Resistências à Conciliação , a magistrada buscou uma visão positiva sobre o tema, propondo soluções, a serem adotadas nas esferas pública e privadas, para superar as barreiras à celebração de acordos nos litígios em torno da relação de trabalho.

Para ela, as faculdades de Direito, por exemplo, podem colaborar incorporando aos seus currículos o ensino de outros métodos de solução de conflitos como transação, conciliação, mediação, arbitragem, justiça restaurativa, formas autocompositivas inominadas, e incentivando a formação complementar do aluno com a ampliação de horizontes profissionais e pessoais com abordagem sistêmica envolvendo sociologia, psicologia, antropologia, entre outras esferas do saber.

A juíza explicou aos presentes o seu entendimento sobre a prática da magistratura no que diz respeito ao incentivo à solução pacífica de conflitos. Segundo ela, "o juiz deve procurar desconstituir expectativas ilusórias das partes sobre o litígio usando diálogo prospectivo sobre os riscos da demanda e sobre os efetivos valores em discussão. O bom juiz julga, mas também concilia".

O evento contou também com a participação da ministra Eliana Calmon, corregedora nacional de justiça, que elogiou a iniciativa e exaltou a importância do acordo. A ministra ressaltou também o papel da JT no incremento da busca pela solução dialogada das lides. Segundo ela, "a Justiça do Trabalho já nasceu com algo que levamos mais de 30 anos para saber que é importante: a conciliação".

Visualizações: