PJe-JT será instalado em Conselheiro Lafaiete

publicado 01/10/2012 14:50, modificado 01/10/2012 17:50
TRT instala PJe-JT em Conselheiro Lafaiete (imagem 1)

Cumprindo a meta do Conselho Nacional de Justiça - CNJ de tornar o Processo Judicial eletrônico - PJe uma realidade na Justiça do Trabalho, o TRT da 3ª Região implanta, no próximo dia 15 de outubro, o novo sistema na Vara do Trabalho de Conselheiro Lafaiete.

Criada em dezembro de 1958, a Vara de Conselheiro Lafaiete recebeu, de janeiro até agora, 1.200 processos. Segundo a diretora Maria Isabel Lana Dias de Faria Campos, esse número representa um aumento significativo em relação ao ano passado. "Em 2011, foram recebidos 956 processos e a previsão é fechar 2012 com um movimento processual acima de 1.500 ações".

A juíza titular, Rosângela Pereira Bhering, afirma que a implantação do PJe na Justiça do Trabalho pode trazer melhorias para servidores, magistrados e jurisdicionados. "A palavra que define o processo eletrônico é esperança: esperança de que a prestação jurisdicional se faça de forma mais célere, esperança de que o foco dos juízes e servidores seja a prestação jurisdicional e não o manuseio de papel e, principalmente, esperança de que se confirme que a tecnologia, se bem empregada, estará sempre à serviço do ser humano".

Para a diretora Maria Isabel, que já participou de cursos em Belo Horizonte sobre o PJe, o novo sistema vai facilitar o trabalho dos servidores. "É um programa fácil de operar e que vai acabar com uma série de tarefas repetitivas, que ocupam a maior parte do nosso tempo".

A presidente do TRT da 3ª Região, desembargadora Deoclecia Amorelli Dias, e os integrantes do Comitê Gestor Regional do Processo Judicial eletrônico, desembargadores Ricardo Antônio Mohallem e Paulo Roberto de Castro e o juiz substituto Fabiano de Abreu Pfeilsticker já visitaram a unidade, que fica na rua Dr. Melo Viana, 294 - 1º andar, em Conselheiro Lafaiete, onde será implantada a nova ferramenta.

Dando seguimento ao cronograma nacional estabelecido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho - CSJT, o Processo Judicial eletrônico da Justiça do Trabalho - PJe-JT foi inaugurado na 3ª Região - TRT (Módulo de 2º Grau) e Vara do Trabalho de Nova Lima (Módulo de 1º Grau) no último dia 5 de setembro. As próximas instalações estão marcadas para os dias 14 de novembro, em Itaúna, e 19 de dezembro, em Betim e Contagem. (Márcia Barroso)

Visualizações: