SICEPOT abraça campanha de prevenção contra acidentes de trabalho

publicado 10/04/2012 13:26, modificado 10/04/2012 16:26

Os gestores regionais em Minas do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, desembargador Anemar Amaral e o juiz da 8ª VT de Belo Horizonte, Eduardo Ferri, deram mais um importante passo na construção da rede de parceiros com o TRT da 3ª Região, que vai consolidar a campanha de prevenção contra acidentes de trabalho em Minas. Desta vez, a parceria institucional foi estabelecida com o SICEPOT-MG - Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas Gerais. Eles foram recebidos nesta terça-feira, pelo presidente do Sicepot, Alberto José Salum na sede do Sindicato.

Além de apoiar a campanha, o presidente do Sicepot, Alberto José Salum, disse que está inteiramente à disposição do Tribunal para a realização da campanha que é uma iniciativa do TST para dar continuidade ao Projeto Trabalho Seguro, conforme prevê a Resolução 96/2012 do CSJT.

A Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho tem como objetivo sensibilizar todos os envolvidos com obras, sobre as condições ideais de trabalho, prevenção de acidentes e a manutenção da integridade física do operário e melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores em todo o país.

O desembargador Anemar Amaral explicou que o evento será realizado em todo o país e é voltado para o setor da construção civil e, em Minas, pretende reunir todos os trabalhadores e representantes das construtoras responsáveis pelas obras no Mineirão, para conscientizá-los sobre os riscos de acidentes. "Nosso lema é conscientizar para prevenir, uma vez que temos registros assustadores sobre acidentes de trabalho no Brasil. A cada meia hora, uma pessoa sofre um acidente no trabalho contabilizando uma média de 43 trabalhadores acidentados por dia", informou o desembargador. O Brasil ocupa o 4º lugar no ranking mundial de registros de acidentes de trabalho. "O assunto é muito sério e nós, da construção civil, estamos inteiramente engajados nesta campanha e em qualquer evento que tenha como finalidade prevenir os acidentes de trabalho e melhorar a qualidade de vida do trabalhador", finalizou o presidente do Sindicato.

SICEPOT abraça campanha de prevenção contra acidentes de trabalho (imagem 1)

Durante o encontro, Alberto Salum reforçou a parceria institucional entre o Sicepot e a administração do TRT e designou o diretor executivo Marcelo de Cerqueira Viana, para ser o interlocutor entre os dois órgãos ressaltando que a campanha contra acidentes de trabalho é prioridade dos empresários do setor. Além do Sicepot, os gestores do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, já se reuniram com o secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo, Sérgio Barroso, e com o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho Helder Santos Amorim, estreitando os laços entre a iniciativa privada e os serviços públicos.

Também participaram da reunião, o assessor da Presidência do TRT-MG Paulo Haddad, e pelo Sicepot, o diretor de Planejamento e Desenvolvimento do Jorge Luiz Libânio Sander, o vice-diretor de Planejamento, João Jacques Viana e o diretor executivo Marcelo de Cerqueira Viana. (Texto: Márcia Barroso/foto: Leonardo Andrade)

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa [arroba] trt3.jus.br