TRT da 7ª Região sedia Seminário sobre Gestão e Preservação Documental e reunião do Memojutra

publicado 22/05/2012 12:54, modificado 22/05/2012 15:54

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região - Ceará - promoveu no dia 18 de maio, o Seminário Gestão e Preservação Documental na Justiça do Trabalho: A Resolução 37 do CNJ e suas implicações e reunião ordinária do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho - Memojutra. A 3ª Região foi representada pela juíza Maria Cristina Diniz Caixeta, presidente do Memojutra, e pela servidora do Centro de Memória Maria Aparecida Carvalhais Cunha.

TRT da 7ª Região sedia Seminário sobre Gestão e Preservação Documental e reunião do Memojutra (imagem 1)

Durante a reunião do Memojutra, o desembargador vice-presidente da 14ª Região Ilson Alves Pequeno Júnior (na foto com a presidente do Memojutra), apresentou a Programação do VI Encontro Nacional da Memória da Justiça do Trabalho que será realizado em Rondônia, de 17 a 19 de outubro de 2012, sob o tema: Preservação versus Eliminação: Um diálogo possível. O desembargador frisou contar com a presença de todos no VI Encontro para continuidade dos debates e reflexões em torno da preservação da Memória da Justiça do Trabalho.

A realização conjunta das reuniões do Memojutra e de eventos voltados para preservação documental vem se mostrando muito produtiva. O Seminário contou com a presença de magistrados e servidores participantes dos Programas de Gestão e Preservação Documental, Centros de Memória e Arquivos representantes de 18 Regionais da Justiça do Trabalho. Em seu discurso de abertura do evento, o presidente da 7ª Região, desembargador Cláudio Soares Pires, ressaltou ser de grande importância para os Regionais a promoção de uma gestão eficaz de sua documentação. Portanto, faz-se necessário e urgente estudar e discutir os instrumentos e manuais publicados pelo CSJT e pelo CNJ, que normatizam e estruturam a Gestão Documental no Poder Judiciário.

Nesse sentido, a oficina de capacitação "Métodos para preservação documental na Justiça do Trabalho - a aplicação da amostra estratificada", ministrada pelo servidor e estatístico do Tribunal Superior do Trabalho Joaquim Otávio Silva Júnior, trabalhou com os participantes as formas de aplicar a amostragem estratifica, um dos instrumentos de preservação proposto pelo CSJT e pelo CNJ.

TRT da 7ª Região sedia Seminário sobre Gestão e Preservação Documental e reunião do Memojutra (imagem 2)
Diretoria Executiva do Memojutra (fotos Cida Carvalhais/Francisca Deusa)

Visualizações: