TRT de Minas participa do Encontro Nacional dos Núcleos de Conciliação
O comitê gestor do movimento nacional pela conciliação, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), realiza, hoje, o Encontro Nacional dos Núcleos de Conciliação, com representantes de tribunais de todo o país.
A juíza do TRT-MG Adriana Sena Orsini (foto), que integra o Núcleo de Conciliação Permanente da JTMG, coordena os trabalhos sobre conciliação na JT em todo o país. A assessora de Comunicação do TRT-MG, Adriana Spinelli, também participa do evento, que acontece na Escola de Magistratura Federal da 1ª Região, localizado no Setor de Clubes Sul, em Brasília.
O encontro tem o objetivo de possibilitar a troca de informações entre servidores e magistrados dos diversos núcleos e centrais de conciliação do Judiciário brasileiro e, ao mesmo tempo, apresentar as diretrizes para a próxima Semana Nacional de Conciliação, promovida pelo CNJ, e que este ano será realizada entre 28 de novembro e 2 de dezembro.
Na prática, a Semana Nacional da Conciliação consiste na disseminação da cultura da resolução de conflitos judiciais por meio da pacificação no país. Ao longo do período são realizados mutirões diversos organizados pelos tribunais de todos os ramos do Judiciário com o objetivo de realizar audiências de conciliação entre as partes.
No encontro desta quinta-feira, além da apresentação das diretrizes da próxima Semana Nacional de Conciliação, estão sendo apresentados também os resultados da edição anterior do evento, realizada em dezembro de 2010, informações sobre como anda a aplicação da Resolução 125, do CNJ, que instituiu a Política Nacional da Conciliação e o cadastro dos cem maiores litigantes do país (feito pelo órgão), além de detalhes sobre o prêmio "Conciliar é Legal", que tem o objetivo de difundir e homenagear as boas práticas voltadas para a conciliação no Judiciário e o material institucional a ser veiculado pela área de Comunicação do CNJ para divulgação da próxima campanha.