TRT de Sergipe instala PJe-JT nesta sexta-feira
O TRT da 20ª Região (Sergipe) recebeu, nesta sexta, 6, o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) no 1º e 2º graus. O Regional é o nono a utilizar o sistema, desenvolvido para integrar virtualmente todos os tribunais e facilitar a tramitação dos processos nas três instâncias.
Em Sergipe, a ferramenta será utilizada inicialmente nas 6ª, 7ª, 8ª e 9ª varas de Aracaju, que também têm jurisdição sobre os municípios de São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro, Itaporanga e Barra dos Coqueiros. Os litígios mais frequentes nestas varas envolvem rodoviários, trabalhadores da construção civil e bancários. As 8ª e 9ª varas serão inauguradas já adotando o novo modelo eletrônico. Já nas 6ª e 7ª varas, todas as novas ações trabalhistas tramitarão pelo PJe-JT. Apenas as ações antigas seguirão tramitando pelo meio tradicional do papel.
A cerimônia de instalação das novas varas e do PJe-JT no 1º e 2º graus ocorreu às 10h, no hall de entrada do Fórum Dantas do Prado, no Centro Administrativo Augusto Franco, com a presença do presidente do TST e do CSJT, ministro João Oreste Dalazen.
A instalação do módulo de 2º grau do PJe-JT permitirá o recebimento, em meio eletrônico, de ações rescisórias originárias e dos eventuais recursos que vierem a ser interpostos nos processos que tramitam no PJe-JT. O TRT terá 90 dias para expandir o sistema para outras classes originárias do 2º grau (mandados de segurança, dissídios coletivos, entre outros), conforme determina a Resolução nº 94 do CSJT.
A meta da Justiça do Trabalho, em 2012, é instalar o PJe-JT em pelo menos 10% das varas dos 24 TRTs. No mês de julho, o PJe-JT será instalado também no TRT do Mato Grosso do Sul (20/07) e no do Piauí (30/07). (Noemia Colonna/CSJT)