TRT e Governo de Minas discutem prevenção de acidentes no trabalho

publicado 02/04/2012 11:26, modificado 02/04/2012 14:26

TRT e Governo de Minas discutem prevenção de acidentes no trabalho (imagem 1)

O secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo, Sérgio Barroso, se reuniu, nesta segunda-feira, 2 de abril, em seu gabinete na Cidade Administrativa, com os gestores regionais em Minas do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, desembargador Anemar Amaral e o juiz Eduardo Ferri; o assessor da Presidência do TRT-MG Paulo Haddad; o presidente da Minas Arena, Ricardo Barra, e com o gerente do Programa Copa do Mundo pelo Estado de Minas Gerais, Éder Campos para discutir detalhes da campanha de Prevenção de Acidentes do Trabalho, programada para acontecer, ainda este ano, no Estádio Magalhães Pinto, conhecido como Mineirão.

A Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho é uma iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho e tem como objetivo sensibilizar todos os envolvidos com obras, sobre as condições ideais de trabalho, prevenção de acidentes e a manutenção da integridade física do operário e melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores em todo o país.

O desembargador Anemar Amaral explicou que o evento é voltado para o setor da construção civil e pretende reunir todos os trabalhadores e representantes das construtoras responsáveis pelas obras no estádio, para conscientizá-los sobre os riscos de acidentes. "Nosso lema é conscientizar para prevenir, uma vez que temos registros assustadores sobre acidentes de trabalho no Brasil. A cada meia hora, uma pessoa sofre um acidente no trabalho contabilizando uma média de 43 trabalhadores acidentados por dia", informou o desembargador. Além disso, a campanha tem como finalidade dar continuidade ao Projeto Trabalho Seguro, conforme prevê a Resolução 96/2012 do CSJT.

TRT e Governo de Minas discutem prevenção de acidentes no trabalho (imagem 2)

O secretário Sérgio Barroso ressaltou que a segurança no trabalho é prioridade no Governo de Minas. "Nós vamos analisar com muito cuidado e definir uma data para a realização do evento que consideramos muito importante diante do desenvolvimento que gera um grande complexo de obras em Minas e, para evitar acidentes e dramas familiares, o governador Antônio Anastasia tem dito que a segurança no trabalho é prioridade em seu Governo".

O presidente do Minas Arena, Ricardo Barra, responsável pelas obras do Mineirão, elogiou a iniciativa do TRT-MG e ressaltou a importância da campanha. "Nós apoiamos a iniciativa porque temos muito cuidado com o sistema de segurança dos trabalhadores. Não é fácil manter 1.800 homens com uma demanda acelerada de um canteiro de obras como o Mineirão e, por isso, é uma obra que serve de exemplo para demonstrar a importância da prevenção contra acidentes no trabalho".

A proposta é realizar um grande evento para divulgar a campanha, com esclarecimentos sobre leis, direitos e cuidados relacionados aos acidentes do trabalho, para empregadores e trabalhadores do setor da construção civil, autoridades públicas, sindicalistas, representantes da sociedade civil, Ministério do Trabalho e trabalhadores da construção pesada. (Márcia Barroso/Fotos: Madson Morais)

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa [arroba] trt3.jus.br