TRT promove lançamento de livros em braile e áudio
Dentro das comemorações do Dia do Servidor, o Programa de Inclusão Social do TRT-MG realizou, nessa quarta-feira, na Sala Multimeios da unidade da rua Mato Grosso, 468, 15º andar, o lançamento da coleção de livros em braile e áudio pela Biblioteca Juiz Cândido Gomes de Freitas, com a palestra: "Arte e Inclusão Social". Um bate-papo com a escritora Elizete Lisboa, autora do Projeto "O Livro com duas Escritas" e com a contadora de histórias Maria Helena Guimarães Lisboa.
Elizete Lisboa é mineira e mora em Belo Horizonte. Formou-se em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais e lançou os livros: Que será que a bruxa está lavando?, A bruxa mais velha do mundo, Benquerer Bem Amar e Firirim Finfim. As obras de Elizete Lisboa, com duas escritas (escrita comum lado a lado com o braile) são de grande importância para a criação de uma escola e de uma sociedade inclusivas no Brasil. Em sua palestra, a escritora, que é deficiente visual, disse que a inclusão social é o sonho de uma sociedade mais igualitária e justa, "e isso se faz verdadeiramente com a literatura. A forma mais eficiente de se fazer inclusão social é com os livros. Assim, formamos leitores e encantamos a sociedade com a arte" .
Fotos: Madson Morais |
Representando a presidente, desembargadora Deoclecia Amorelli Dias, a vice-presidente Administrativo do TRT da 3ª Região, desembargadora Cleube de Freitas Pereira, fez a abertura do evento. "É um prazer participar deste evento comemorativo do dia do servidor, com o lançamento do acervo da biblioteca em áudio e braile. Este passo inaugura importante etapa do Programa de Inclusão Social do Tribunal e cumpre sua responsabilidade socioambiental, promovendo um melhor relacionamento entre as pessoas por meio da aceitação das diferenças" , disse. A desembargadora salientou que esta é uma causa que deve ser abraçada por todos. "Não é apenas a pessoa portadora de deficiência que deve se adaptar, mas a sociedade deve se mobilizar para oferecer condições necessárias de acessibilidade e, na verdade, é um encontro de atitudes que exorta todo o TRT da 3ª Região a abraçar esta campanha, além de aderir à ideia, assimilar a prática para a efetiva inclusão social" , concluiu.
A coordenadora do "Programa de Inclusão Social da Pessoa com Deficiência" da Subsecretaria de Ação Social da Diretoria de Recursos Humanos do TRT/MG, Cibele de Menezes Mascarenhas, explica que esta é uma nova etapa do programa. "Até então as atividades desenvolvidas estavam concentradas na inclusão do servidor com necessidades especiais à chefia e à equipe integradas por ele. A partir de agora, vamos trabalhar com uma etapa sócio-educativa com palestras, exposições de artes, exibições de filmes e documentários", informou a coordenadora, acrescentando que os servidores podem sugerir as ações pelos telefones: 3238 7895 e 3238 7896.
Participaram da cerimônia de lançamento, o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 3ª Região, Juiz João Bosco de Barcelos Coura; a diretora judiciária do TRT, Sandra Pimentel Mendes; o diretor da Secretaria de Coordenação Administrativa, Carlos Athayde Valadares Viégas, e o assessor de Apoio à 1ª Instância, Sylvio Túlio Peixoto.
Nesta quinta-feira, às 17 horas, em homenagem aos servidores-destaque 2011, acontece no Plenário do edifício-sede do TRT, na Avenida Getúlio Vargas, 225, 10º andar, a Palestra: "Qual é a tua obra?" com Mário Sérgio Cortella, filósofo, mestre e doutor pela PUC-SP, na qual é professor titular do Departamento de Teologia e Ciência da Religião e da Pós-Graduação em Educação. Em seguida, haverá um coquetel de confraternização, no Imperador Espaço e Eventos, Avenida do Contorno, 8657. Assista a reportagem da TVTRT-MG (Márcia Barroso)