Trupe A Torto e a Direito se apresenta para alunos do COLTEC

publicado 17/11/2011 16:21, modificado 17/11/2011 18:21
Varas de João Monlevade realizam acordo na V Semana da Conciliação (imagem 1)

Dando sequência à grade de programação nas instituições de ensino que participam do concurso de teatro sobre Bullying nas escolas, a Trupe A Torto e a Direito , formada por estudantes dos cursos de Direito, Psicologia e Teatro da UFMG, apresentou, nesta quinta feira, no Coltec - Colégio Técnico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG, a peça "A mala", uma abordagem sobre o tema bullying. Do concurso, que integra a programação da VII Semana da Conciliação do TRT-MG, participam, além do Coltec, o Colégio Loyola (já visitado pela trupe) e as escolas Prof. Caetano Azeredo e Salgado Filho.

Ao levar o espetáculo da trupe para as escolas, o TRT busca incentivar o debate do tema no meio estudantil e provocar a busca por soluções dialogadas, conscientes e democráticas para os problemas ocorridos no ambiente escolar, além de contribuir para o desenvolvimento de uma cultura voltada para a paz social.

A trupe, que se apresentou com os alunos Deborah Oliveira, Lívia Bastos Lages, Rayane Martins, Max Hebert, Pedro Wailler, Gláucia Silvério e Fernanda Toledo, faz parte do programa Pólos de Cidadania da UFMG que visa implementar os direitos humanos em comunidades que têm histórico de exclusão e vulnerabilidade social e, segundo Deborah Oliveira, o teatro é uma ferramenta muito importante para a mobilização social. "Dentro da proposta da semana da conciliação, o teatro é um importante instrumento para transmitir aos estudantes, de uma forma lúdica, o que não foi entendido com as palestras".

Trupe A Torto e a Direito se apresenta para alunos do COLTEC (imagem 2)
Fotos Leonardo Andrade

Danielle Freitas Marra, 16 anos de idade, estudante do 2º ano, é integrante do grupo de teatro do COLTEC que vai participar do concurso. "Eu gostei muito da apresentação e acho que o bullying é uma realidade dentro das escolas e não é discutido de forma incisiva e esta parceria traz para nós uma forma de discutir e aprender como resolver os problemas de forma justa e amigável", diz. Para José Mateus, 17, o assunto deveria ser aprofundado por todas as escolas e a forma como o tema é apresentado segura os jovens sem ser uma coisa chata. "Achei uma forma muito divertida, não é cansativa e as escolas deveriam aprofundar mais o tema bullying que está tomando proporções drásticas no meio estudantil e o que a gente percebeu com a peça é que podemos resolver tudo sem brigas".

Já a diretora do Coltec, Carmem de Caro, elogiou a parceria e destacou que é preciso fortalecer os laços entre os jovens estudantes e o Poder Judiciário. "Esta parceria com TRT de Minas é uma ótima oportunidade dos alunos saírem dos muros das escolas para conhecer o Judiciário e nada melhor que o teatro para falar a linguagem da juventude estreitando os laços com a realidade".

Nesta sexta-feira, a Trupe a Torto e a Direito se apresenta para os alunos da Escola Municipal Salgado Filho. O espetáculo lúdico com duração de aproximandamente 30 minutos, tem texto e direção de Fernando Limoeiro. (Márcia Barroso)

Visualizações: