Você está aqui: Início / Notícias / Comunicação / Notícias Institucionais / Importadas - 2011 a 2012 / VT de Governador Valadares promove Dia C para conciliar processos

VT de Governador Valadares promove Dia C para conciliar processos

publicado 30/11/2011 11:34, modificado 18/09/2018 12:58

Varas de João Monlevade realizam acordo na V Semana da Conciliação (imagem 1)

A Vara do Trabalho de Governador Valadares promove ciclo de palestras nesta quinta-feira, dia 1º de dezembro, às 19 horas, durante a solenidade de entrega da carteira profissional aos novos advogados, para marcar a VII Semana da Conciliação e I Semana Nacional da Execução Trabalhista. Juntamente com as carteiras, os advogados receberão também um exemplar da nova edição do livreto A Conciliação e o Tratamento Adequado dos Conflitos de Interesses - Advocacia e Magistratura .

A primeira palestra, às 19h30, terá como tema "Conciliação e Execução na Justiça do Trabalho", e será ministrada pelo juiz Hudson Teixeira Pinto, titular da 2ª VT de Governador Valadares. Logo em seguida, às 20h, será a vez da juíza Flávia Cristina Rossi Dutra, titular da 3ª VT de Governador Valadares, com a palestra "Conciliação e Dia C". Fechando o ciclo de palestras, o presidente da Comissão de Direito Sindical da OAB/MG, Bruno Reis de Figueiredo, vai discorrer sobre o tema "Honorários Advocatícios na Justiça do Trabalho". O evento acontece no auditório da Ordem, na Rua Marechal Floriano, 716 - Centro.

O Dia C, segundo a juíza Flávia Cristina Rossi Dutra, nada mais é do que um dia previamente marcado, todo mês, para que as partes possam, livremente, sem convocação oficial, sentar, discutir o processo, tentar conciliar e fazer um acordo que ponha fim ao conflito trabalhista. No início, segundo ela, "foi um fracasso! As pessoas não entendiam muito bem essa nova postura do magistrado, de procurar conciliar as partes". Mas três anos após a implantação do Dia C, os resultados, são animadores: "temos ainda muito que caminhar, mas já conseguimos um bom avanço. Hoje as partes chegam e perguntam: que dia vai ser o Dia C do próximo mês"?

As audiências são realizadas pela ordem de chegada, sem prejuízo das audiências normais daquele dia, e a data é amplamente divulgada na cidade. A juíza diz que sente uma satisfação tremenda com os frutos da experiência e considera que a sociedade já está assimilando e buscando a prática da conciliação. Durante a semana, foram colocados em pauta para tentativa de conciliação 25 processos em fase de execução e 47 em fase de conhecimento, além das audiências previstas.

Durante toda esta semana serão promovidas palestras e debates na capital e em diversas cidades do estado. 

Visualizações:

Pesquisar

Pesquisa de notícias.

/ /  
/ /