Corregedoria reúne-se com equipe da Semana da Execução
Por iniciativa da Corregedoria e da Vice-Corregedoria do TRT-MG, foi realizada na tarde desta segunda, dia 2/9, na Central Permanente de Conciliação de 1º Grau, em Belo Horizonte, uma reunião com os juízes e servidores integrantes da equipe que irá atuar em tentativas de conciliação durante a Semana Nacional de Execução Trabalhista, que ocorrerá de 22 a 26 de setembro do corrente ano.
Na oportunidade, foram discutidas orientações a respeito das ações e logística referentes ao evento, por meio do qual o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) pretende incentivar as partes a realizarem acordos nos processos de execução e, desse modo, contribuir para que seja alcançada maior efetividade na satisfação do crédito trabalhista.
Para a Desembargadora Denise Alves Horta, Corregedora do TRT-MG, o prenúncio é de que a Semana Nacional de Execução alcance ótimos resultados na Justiça do Trabalho de Minas: "A expectativa é muito boa, tendo em vista que já contamos com um número significativo de processos inscritos para entrarem na pauta de tentativa de conciliação, o que revela um prognóstico alvissareiro para o resultado final desse período dedicado aos processos em fase de execução".
Também otimista, o Desembargador Luiz Ronan Neves Koury, Vice-corregedor do TRT-MG, afirmou que "a execução não é mais um problema restrito ao Judiciário", mas sim de toda a sociedade. Esse entendimento, inclusive, teria levado ao convite de entidades como a OAB, AMAT e AMATRA, entre outras, para a Semana da Execução.
Os magistrados também destacaram a "valiosa colaboração de voluntários, dentre os quais juízes aposentados e servidores desta Justiça do Trabalho". O Desembargador Luiz Ronan Neves Koury conclamou todos a não apenas participar mas incorporar o espírito de conciliação presente na Semana da Execução. A inspiração para incorporação desse espírito estava lá mesmo, no entusiasmo do juiz aposentado Rinaldo Costa Lima que, aos oitenta anos, inscreveu-se como voluntário por acreditar na conciliação: "Sempre fui favorável à conciliação e encontrei uma oportunidade de colaborar".
Participaram também da reunião o Juiz Diretor do Foro Trabalhista de Belo Horizonte, Danilo Siqueira; os Juízes Aposentados Josué Silva Abreu e Nanci de Melo e Silva, além do Diretor da Secretaria de Execuções e Precatórios, Marco Antônio Rosa, e diversos servidores. (Walter Salles)