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Diretores participam da primeira reunião com a Coordenação Financeira do TRT

publicado: 10/02/2014 às 16h47 | modificado: 10/02/2014 às 18h47
Diretores participam da primeira reunião com a Coordenação Financeira do TRT (imagem 1)
Foto Leonardo Andrade

Diretores e assessores do TRT de Minas Gerais participaram hoje da primeira reunião de planejamento e execução orçamentária, exercício de 2014, do projeto estratégico Conscientização e Capacitação para Gestão Orçamentária, gerenciado pela Diretoria de Coordenação Financeira.

Presente à reunião, a diretora da DSCF, Marília Souza Diniz Alves, apresentou a situação orçamentária deste Regional para o exercício, tendo como base a Lei Orçamentária Anual, e fez as projeções de despesas a partir dos documentos encaminhados pelas diversas unidades administrativas do tribunal. Além de propiciar discussões sobre os fluxos de trabalho e a importância de uma atuação prospectiva, refletiu-se conjuntamente sobre reajustes nas alocações orçamentárias, considerando as dificuldades práticas apresentadas pelas áreas ao operacionalizar a execução. Para melhorar a aplicação de recursos, Marília sugeriu que se incremente, por exemplo, o uso de verba de modernização descentralizada pelo CSJT.

Na reunião foi também apresentado pela DSCF, o módulo de execução do Sistema Integrado de Gestão Orçamentária e Financeira, ainda em fase de teste, solução tecnológica desenvolvida pela Diretoria de Informática com o objetivo de aperfeiçoar os processos de compras do TRT-MG.

Em sua fala, a diretora de coordenação financeira explicou que "o sistema vai permitir a aferição dos aspectos qualitativos da gestão na avaliação da performance pública através dos indicadores de gestão com a disponibilização de informações úteis para o processo de tomada de decisões. E vai também possibilitar o melhor gerenciamento dos recursos disponíveis, dando transparência às informações contábeis e orçamentárias".

Segundo ela, processos nele instaurados irão compor o processo administrativo eletrônico de aquisição de bens e serviços. "As compras diretas, de pequeno valor, bem como a fase interna das licitações, serão integralmente eletrônicas, reduzindo assim o tempo para as contratações, otimizando as rotinas de trabalho e permitindo que os interessados possam verificar, em tempo real, o status das demandas".

Com o sistema, devidamente alimentado pelas unidades integrantes do processo de compra do Tribunal, o controle do gasto público será feito de forma estratégica, evitando incorreções nas contas, bem como eventuais fracionamentos de despesas.

Vale destacar que a gestão do exercício financeiro do ano corrente encerrará em 30 de novembro de 2014, devendo, até essa data, serem emitidos todos os empenhos das despesas, e finalizados todos os procedimentos licitatórios.

A Diretoria de Coordenação Financeira tem como meta tornar-se uma unidade estratégica para a instituição através da qual, por meio de um planejamento efetivo, assessore a Administração do TRT da 3ª Região nos assuntos pertinentes, antecipando ações e amparando-se sempre em normas vigentes, para que a Execução Orçamentária seja realizada de forma ainda mais efetiva. (Divina Dias)

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