Facilitar pesquisa de jurisprudência e legislação é objetivo de curso da EJ

publicado 28/03/2014 14:52, modificado 28/03/2014 17:52
Facilitar pesquisa de jurisprudência e legislação é objetivo de curso da EJ (imagem 1)
Foto: Leonardo Andrade

A Escola Judicial do TRT-MG promoveu nesta sexta-feira, de 13h a 17h, o curso "Metodologia de Pesquisa Eletrônica". A aula única presencial foi ministrada pelo diretor da 12ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, servidor Emanuel Moura, e pela bibliotecária da Escola Judicial, Ana Maria de Araújo.

A atividade visa aprimorar a capacidade de pesquisa de legislação, jurisprudência e doutrina, bem como a de análise crítica do conteúdo investigado, entre outros objetivos. Participaram dela vinte e cinco assistentes e assessores previamente selecionados após inscrição. Também foram desenvolvidas diversas competências individuais e cognitivas. O curso faz parte de um itinerário de formação elaborado pela Escola Judicial para as carreiras que compõem seu público alvo.

A relevância do curso, de acordo com Emanuel Moura, está em que, "com a importância crescente da jurisprudência, inclusive com a redação final aprovada do CPC, se torna mais importante a correta redação de decisões judiciais e a utilização de ferramentas adequadas de busca de jurisprudência a fim de aumentar a produtividade e a qualidade do serviço".

O conteúdo programático inclui as seguintes temáticas: pesquisa jurídica, normas da ABNT, serviços oferecidos pelas bibliotecas do TRT-MG, acordo ortográfico da língua portuguesa e ferramentas de pesquisa da informação jurídica.

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa [arroba] trt3.jus.br