Fórum da Copa será instalado nesta quarta-feira
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) instala nesta quarta-feira (20/02), às 11 horas, o Fórum Nacional de Coordenação de Ações do Poder Judiciário para a Copa das Confederações 2013 e a Copa do Mundo 2014. Logo depois da instalação no Plenário do CNJ, será realizada a primeira reunião plenária do Fórum, sob a presidência do conselheiro Bruno Dantas, quando deverá ser definido o cronograma de trabalho e debatidos os principais pontos de preocupação dos tribunais.
Os desembargadores Paulo Roberto Sifuentes Costa e João Bosco Pinto Lara, do TRT-MG, integram o Fórum, que é composto por conselheiros e juízes auxiliares do CNJ e por magistrados dos Tribunais de Justiça, dos Tribunais Federais e dos Tribunais Regionais do Trabalho com jurisdição sobre os municípios que sediarão os eventos das sobreditas copas.
Serão atribuições do Fórum estimular a troca de informações entre os ramos do Poder Judiciário visando aprimorar, coordenar e otimizar a fiscalização de obras, serviços e demais empreendimentos públicos; estudar e conceber ações de prevenção de litígios cíveis e trabalhistas; garantir os direitos do consumidor e do torcedor; promover a articulação do Poder Judiciário com outros poderes da República, inclusive celebrando termos de cooperação sob regime de gestão associada, e elaborar relatórios sobre as medidas tomadas pelo Poder Judiciário referentes aos preparativos das citadas competições, para fins de acompanhamento, documentação e registro histórico. (Ruth Vasseur, com informações da Agência CNJ de Notícias)