Você está aqui:

Gestor regional do Trabalho Seguro leva programa às escolas

publicado: 28/04/2014 às 12h16 | modificado: 28/04/2014 às 15h16
Gestor regional do Trabalho Seguro leva programa às escolas (imagem 1)

Estudantes de 9ª série da Escola Municipal Carmelita Carvalho Garcia, em Ibirité, assistiram na manhã desta segunda-feira (28) à palestra ministrada pelo desembargador Anemar Amaral, gestor regional do Programa Trabalho Seguro do Tribunal Superior do Trabalho. A data da atividade coincide com o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho.

A apresentação, no auditório da escola, citou dados sobre acidentes de trabalho no país, discorreu sobre os prejuízos causados devido às ocorrências - principalmente o sofrimento causado - e apontou as principais causas do problema. Números de 2011 indicam que esse ano teve mais de 711 mil acidentes de trabalho. De acordo com o palestrante, essas situações sempre podem ser evitadas. O magistrado também falou sobre o papel do profissional que atua como técnico em segurança do trabalho e das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA´s), que devem cobrar das empresas condições e ambientes adequados à saúde e à segurança do trabalhador. Por meio de fotos, foram mostradas diversas situações de risco no trabalho. O objetivo principal foi incentivar uma nova consciência focada na prevenção.

Entre os cento e dez alunos que assistiram à palestra, Jéssica Mayara, de 14 anos, falou da importância do evento, que lhe trouxe conhecimento para prevenir acidentes quando começar a trabalhar. Ela disse já ter abordado o assunto com a mãe, que é costureira, profissão que considera perigosa por causa do manuseio da máquina. A estudante diz, porém, que a mãe dela se cuida bastante no trabalho e que está mais preocupada com a situação do pai - mestre de obras - que, na sua opinião, não é tão precavido. "A partir de agora, vou falar para ele se cuidar", diz ela.

O desembargador Anemar Amaral destacou o papel do programa ao avaliar que a prevenção decorre de informação. De acordo com as suas palavras, essas atividades levam à sociedade o conhecimento do problema e conscientizam sobre a necessidade de prevenir. Além de mostrar conhecimentos que existem hoje sobre segurança, as palestras também servem para deixar claro que o trabalhador é o maior interessado no tema.

Gestor regional do Trabalho Seguro leva programa às escolas (imagem 2)

Para o diretor da instituição de ensino, Cláudio Aparecido dos Reis, a escola é o ambiente fértil para plantar esse tipo de sementes. Um dos pontos positivos apresentados por ele é que o evento mostrou para os alunos o papel do juiz e do desembargador. O representante da escola acredita que há um processo de aproximação entre a comunidade e o poder judiciário, assim como com os outros poderes, que deve ser intensificado com mais iniciativas desse tipo.

O ciclo de palestras sobre o assunto tem continuidade nesta terça-feira (29), com apresentação ás 14h30 na Casa de Cultura Maestro Dungas, de Itabirito, e na quarta (30) ás 19h na Escola de Formação Técnica, de Nova Lima. (Texto: David Landau / Fotos: Madson Morais)

Visualizações: