Você está aqui:

Inauguração da 3ª Vara do Trabalho de Sete Lagoas vai melhorar prestação jurisdicional no município

publicado: 23/08/2013 às 17h41 | modificado: 23/08/2013 às 20h41

Em solenidade prestigiada pela desembargadora Deoclecia Amorelli Dias, presidente do TRT, foi inaugurada nesta sexta-feira, em Sete Lagoas, distante 70 quilômetros de Belo Horizonte,a 3ª Vara do Trabalho do município, onde já
está implantado o Processo Judicial Eletrônico.

Inauguração da 3ª Vara do Trabalho de Sete Lagoas vai melhorar prestação jurisdicional no município (imagem 1)
Homenageada na solenidade, a desembargadora Deoclecia Amorelli Dias reiterou a sua convicção inabalável de que a instalação de uma 3ª Vara e a implementação do PJe irão contribuir, em muito, para um trabalho com mais qualidade de vida, aperfeiçoando a prestação jurisdicional, no que diz respeito à praticidade e à celeridade

Coube à advogada Maristela Avelino protocolizar a primeira ação a tramitar pelo PJe sob o número 10.001, com a audiência marcada para as 8h50m do dia 10 de setembro,na 2ª Vara do Trabalho. O titular da vara é o juiz Gláucio Eduardo Soares Xavier.

Inauguração da 3ª Vara do Trabalho de Sete Lagoas vai melhorar prestação jurisdicional no município (imagem 2)

Na cidade, importante polo industrial e comercial do estado com aproximadamente de 215 mil habitantes, a Justiça do Trabalho está presente desde 1979, ano em que foi inaugurada a 1ª Junta de Conciliação e Julgamento sob a presidência do juiz Otávio José de Magalhães Drummond Maldonado. Com a crescente demanda processual, em 11 de maio de 1990 foi instalada a 2ª, também,Junta de Conciliação e Julgamento, cujo presidente era o juiz Jales Valadão Cardoso, atual desembargador do TRT.

Com diversas empresas e indústrias, concentradas na extração de calcário, mármore, ardósia, argila, areia e na produção de ferro-gusa, a cidade possui um total de 23 empresas siderúrgicas.

Nesse cenário foi inaugurada a 3ª Vara do Trabalho cujo titular será o juiz Cléber José de Freitas, até então titular da 1 ª VT, removido para a nova vara. O juiz Paulo Eduardo Queiroz Gonçalves assume a 1ª VT, removido de Passos.

Inauguração da 3ª Vara do Trabalho de Sete Lagoas vai melhorar prestação jurisdicional no município (imagem 3)

Em nome do foro, coube ao juiz auxilar da 1ª VT, Geraldo Magela Melo se manifestar elogiando "a advocacia respeitosa, atuante e competente" da região e destacando a necessidade de construção de uma nova sede para a Justiça do Trabalho do município, que facilite a acessibilidade das partes e dos advogados.

Já pelos advogados, falou o presidente da Subseção de Sete Lagoas da OAB/MG, Benjamin Sebastião de Oliveira Júnior, que, em discurso bastante objetivo, além de registrar a satisfação pela instalação da 3ª VT "já defendida há muito tempo" se dirigiu à presidente do TRT para solicitar a inclusão de Prudente de Morais na jurisdição de Sete Lagoas, bem mais perto do que Pedro Leopoldo, da qual faz parte. Na oportunidade ele ainda manifestou sua preocupação com a instalação do PJe, que segundo ele vai exigir "tolerância e paciência" para encontrar soluções para os prováveis problemas que possam ocorrer. Nada insolúvel, porque "do diálogo e da colaboração de todos virão as soluções", poderou. Opinião coincidente com a do desembargador Fernando Rios Neto, coordenador regional do PJe-JT, que tranqüilizou os advogados ao afirmar que o uso do PJe, com o tempo, só vai trazer benefícios para todos os envolvidos na relação processual.

Também presente o prefeito municipal Márcio Reinaldo Dias Moreira, que prestigiando a solenidade, afirmou que a instalação da 3ª Vara do Trabalho no município "não é um ganho para o empregado e o empregador: uma conquista para Sete Lagoas e para todos os municípios que compõem a jurisdição do foro trabalhista da cidade". E mais, "é a resposta afirmativa de um Poder que está mais preocupado com as relações de trabalho do que com o formalismo do processo, à sociedade a que serve com equidade e reconhecida proficiência".

Inauguração da 3ª Vara do Trabalho de Sete Lagoas vai melhorar prestação jurisdicional no município (imagem 4)

À inauguração da 3ª VT de Sete Lagoas e a instalação do Processo Judicial Eletrônico estiveram presentes autoridades da região, advogados, servidores do Poder Judiciário e a comunidade local. E,ainda, além dos já citados, a juíza Olívia Figueiredo Pinto Coelho, auxiliar da Presidência e o juiz Carlos Adriano Dani Lebourg, auxiliar da 2ª VT de Sete Lagoas; os juízes do trabalho substitutos Fabiano de Abreu Pfeilsticker e Luiz Evaristo Osório Barbosa, membros do Grupo de Especificação de Requisitos para o Processo Judicial de 1º Grau; Guilherme Augusto de Araújo, diretor-geral do TRT; Sandra Pimentel Mendes, diretora judiciária e Eliel Negromonte Filho,secretário-geral da Presidência. (De Sete Lagoas, Divina Dias - Fotos: Madson Morais)

TRT-MG inaugura Central Permanente de Conciliação (imagem 1)

Visualizações: