Inaugurada em Alfenas mais uma vara do trabalho

publicado 29/10/2013 17:52, modificado 29/10/2013 19:52

Foi inaugurada hoje em Alfenas, município da região sul do estado de Minas Gerais, distante 335 quilômetros de Belo Horizonte, a 2ª Vara do Trabalho. Na solenidade, que contou com a participação da presidente do TRT da 3ª Região, desembargadora Deoclecia Amorelli Dias, do juiz Frederico Leopoldo Pereira, titular da 1ª VT, de autoridades civis e militares da região, advogados, servidores e comunidade local, foi instalado ainda o foro trabalhista do município e o Processo Judicial Eletrônico.

Inaugurada em Alfenas mais uma vara do trabalho (imagem 1)
A presidente Deoclecia Amorelli Dias e o juiz Frederico Leopoldo Pereira descerram placa de inauguração da 2ª VT de Alfenas

Oitava das 21 varas aprovadas para Minas pela lei federal 12.616/2012, a nova unidade foi recebida com entusiasmo pelos presentes, principalmente por causa da crescente demanda processual da região: a 1ª Vara de Alfenas, que funciona na cidade há 19 anos, desde setembro de 1994, já recebeu este ano mais de dois mil processos. "A criação da 2ª Vara do Trabalho e o Processo Judicial Eletrônico vão dinamizar ainda mais a prestação jurisdicional", destacou o advogado Daniel Murad Ramos, presidente da Subseção da OAB de Alfenas que, em nome dos colegas, agradeceu a todos que se empenharam para a implantação.

Inaugurada em Alfenas mais uma vara do trabalho (imagem 2)
O servidor Flávio Rodrigues Lira faz o primeiro cadastramento pelo sistema PJe, módulo de liquidação em Alfenas, observado pelo advogado Marcos de Mesquita, o "mais antigo e atuante" na região

Também fazendo uso da palavra, o juiz Frederico Leopoldo Pereira, além de elogiar a presidente do TRT, desembargadora Deoclecia Amorelli Dias, "primeira mulher a presidir o TRT mineiro e a presidir um tribunal no estado, símbolo do papel que tem hoje a mulher na moderna sociedade", também se referiu à nova vara do trabalho, "mais que uma necessidade, já que o movimento judicial só cresce e a Justiça do Trabalho precisa estar aparelhada para essa enorme demanda".

Em seguida foi a vez da presidente do TRT, desembargadora Deoclecia Amorelli Dias que, emocionada com a presença do grande número de pessoas que vieram prestigiar a solenidade, em especial seu pai Geraldo Amorelli e Silva e seus familiares, em sua manifestação lembrou suas origens: "nasci em Areado, assentei a minha infância no meio rural e, neste crescer, meus olhos aprenderam a admirar a lida da roça, os cafezais, o canto dos pássaros, o cair da tarde e, sobretudo, a alcançar as montanhas. No meu tempo de aprender, a aventura mais ousada era visitar Alfenas". E justificou a sua emoção, ao dizer: "hoje, na condição de presidente do Tribunal Regional do Trabalho, venho para instalar mais uma Vara do Trabalho na jurisdição que movimentou até setembro deste ano 2.291 e 2.406 processos das fases de cognição e liquidação-execução, respectivamente. Tarefa árdua arrematada dia a dia pelo juiz Frederico Leopoldo Pereira, amparado pela sua dinâmica equipe de trabalho - servidores que, a despeito do volume e dificuldades, têm alcançado produtividade significativa".

Inaugurada em Alfenas mais uma vara do trabalho (imagem 3)
A presidente do TRT-MG discursou emocionada diante dos presentes, entre os quais o pai, Geraldo Amorelli e Silva

Além das autoridades citadas, também estiveram presentes no evento o titular da VT de Guaxupé, juiz Cláudio Roberto Carneiro de Castro; a diretora do foro da justiça, juíza Denise Lúcio Tavella; o prefeito municipal de Alfenas, Maurílio Peloso; o deputado estadual Pompílio Canavez; o promotor de justiça, Fernando Ribeiro Magalhães Cruz, representando na solenidade o Ministério Público; o vereador Elder José Martins; José Carlos Martins e José Manoel Tofeino, respectivamente, diretores da 1ª e da 2ª varas do trabalho de Alfenas, e Sérgio Eulésio, seretário do foro.

E, ainda, Sérgio Murilo Ribeiro dos Santos, assessor-chefe da presidência; Eliel Negromonte Filho, secretário-geral da Presidência, e Gilberto Picardi Faria, diretor de informática, no ato representando o diretor-geral Guilherme Augusto de Araújo, todos do TRT mineiro.

Inaugurada em Alfenas mais uma vara do trabalho (imagem 4)
Desembargadora Deoclecia Amorelli Dias, magistrados e servidores

Amanhã, 30 de outubro, a presidente do TRT instala, às 17 horas, o Processo Judicial Eletrônico na VT de Três Corações. (De Alfenas, Divina Dias)

Inaugurada em Alfenas mais uma vara do trabalho (imagem 5)
Fotos Madson Morais
TRT-MG inaugura Central Permanente de Conciliação (imagem 1)

Visualizações: