Inaugurada em Itabira a 146ª Vara do Trabalho de Minas

publicado 08/11/2013 11:54, modificado 08/11/2013 13:54

Lembrando Carlos Drummond de Andrade, a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, desembargadora Deoclecia Amorelli Dias, inaugurou hoje em Itabira, terra natal do poeta, a 2ª Vara do Trabalho, nona das 21 varas aprovadas para Minas pela lei federal 12.616/2012.

Localizada a nordeste da capital do estado, distando desta cerca de 110 km, a cidade ocupa uma área de 1.254,49 km², sendo que 112,43 km² estão em perímetro urbano. Com população estimada em 2013 em 115.817 habitantes, é o 24º município mais populoso do estado.

Na solenidade, foi inaugurado também o foro trabalhista e instalado o Processo Judicial Eletrônico pelo Cadastro de Liquidação e Execução, nova modalidade opcional de implantação do PJe que permite, após o trânsito em julgado, a tramitação processual de forma eletrônica.

Inaugurada em Itabira a 146ª Vara do Trabalho de Minas (imagem 1)
O diretor do foro trabalhista de Itabira Jaime Tomaz Elias e o juiz Luiz Evaristo Osório Barbosa cadastram o primeiro processo eletrônico na VT de Itabira

Dirigindo-se ao público, a desembargadora-presidente, cuja administração chega ao fim no próximo mês de dezembro, ao citar Drummond, "poeta de ouro de uma cidade de ferro" usou versos de um de seus poemas Mãos dadas , para juntos "contribuirmos para a consecução do escopo maior do Poder Judiciário e essencialmente desta Justiça Especializada do Trabalho, que é da entrega da prestação jurisdicional de forma célere, eficaz, imparcial e transparente, além de econômica e ecologicamente exemplar. Já que nas palavras do poeta itabirano "...O presente é tão grande, não nos afastemos/ Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas".

Também no evento, o titular da 1ª VT de Itabira, juiz André Luiz Gonçalves Coimbra, em sua manifestação, destacou a importância da criação da 2ª VT em Itabira e a implantação do processo judicial eletrônico, segundo ele, ferramenta simples e intuitiva, refletindo que nenhum deles deve ser considerado como a panacéia para os males do judiciário, pois atrás de todas as ações estão os seres humanos que como todos sabem, falham. "Não agimos mecânica ou eletronicamente. Seres humanos pensam e exteriorizam os acontecimentos da vida com lógica e persuasão, assim como o PJe".

Já o advogado Fabiano Penido de Alvarenga, presidente da Subseção de Itabira da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Minas Gerais, em nome de toda a classe, além de agradecer ao TRT pela implantação de mais uma vara do trabalho, antiga reivindicação dos advogados da região, ainda destacou a excelência do treinamento ministrado pelo juiz Luiz Evaristo Osório Barbosa, membro do Grupo de Especificação de Requisitos para o Processo Judicial de 1º Grau.

Além das autoridades citadas, também estiveram presentes no evento a juíza Olívia Figueiredo Pinto Coelho, auxiliar da presidência; os juízes substitutos Wanessa Mendes de Araújo, que há quase cinco anos atua como auxiliar na 1ª VT de Itabira, e Luiz Evaristo Osório Barbosa, membro do Grupo de Especificação de Requisitos para o Processo Judicial de 1º Grau. E, ainda, o prefeito Damon Lázaro de Sena e o procurador jurídico Daniel Lança, ambos do município.

Presentes, também Eliel Negromonte Filho, secretário-geral da Presidência, Sandra Pimentel Mendes, diretora judiciária, e Hudson Luiz Guimarães, diretor de engenharia, no ato representando o diretor-geral Guilherme Augusto de Araújo, todos do TRT mineiro. Além dos advogados da região, autoridades civis, comunidade local e servidores da Justiça do Trabalho de Itabira. (Divina Dias, de itabira - Fotos: Leonardo Andrade)

Inaugurada em Itabira a 146ª Vara do Trabalho de Minas (imagem 2)

Visualizações: