Você está aqui: Início / Notícias / Comunicação / Notícias Institucionais / Importadas: 2013 a 2014 / Inaugurado hoje Fórum Trabalhista de Pouso Alegre

Inaugurado hoje Fórum Trabalhista de Pouso Alegre

publicado 17/10/2014 17:39, modificado 17/10/2014 20:39
Inaugurado hoje Fórum Trabalhista de Pouso Alegre (imagem 1)
Fotos Madson Morais

Ao som do Hino Nacional executado por um quarteto de clarinetas do 20º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais e sob a regência do sargento Jaime, teve início a solenidade de inauguração da moderna sede própria do Fórum Trabalhista de Pouso Alegre. Importante pólo econômico do Sul de Minas, o município agrupa grandes grupos industriais, tanto multinacionais quanto nacionais, dos mais diversos setores. São mais de 5 mil e quinhentas empresas e um contingente de 45 mil trabalhadores.

Inaugurado hoje Fórum Trabalhista de Pouso Alegre (imagem 2)
Acompanharam a presidente do TRT no corte da fita a desembargadora Camilla Zeidler, o diretor-geral Ricardo Marques, a juíza Eliane Magalhães de Oliveira, a advogada Waldete Kalil Homse e o prefeito municipal Agnaldo Perugini

A construção, que vai acomodar as três varas do trabalho da cidade em melhores condições de conforto, segurança e funcionalidade, atende ao padrão estabelecido pela Resolução 28/2006, do CSJT, foi erguida em terreno de 2.826m², doado pela União, com possibilidade de expansão futura. Atualmente o prédio, que tem área de 3.642 m² , possui rampas de interligação de andares, o que permite ampla acessibilidade, abriga, ainda, a secretaria do Foro, o arquivo, estacionamento, sala da OAB e agência bancária.

Inaugurado hoje Fórum Trabalhista de Pouso Alegre (imagem 3)
"Tenham nesta nova sede o presente simbólico que o TRT de Minas confere à importância de Pouso Alegre" (desembargadora Maria Laura Franco Lima de Faria)

Prestigiando a solenidade, a desembargadora Maria Laura Franco Lima de Faria, presidente do TRT, ao se manifestar falou da satisfação de entregar a nova sede do fórum trabalhista, que não constitui para ela, nenhum ato de magnanimidade . "O que o tribunal fez foi corresponder à grande importância de Pouso Alegre e da vasta área da Justiça do Trabalho abrangida pelo seu foro que inclui 24 municípios do Sul de Minas". Sobre o momento de reorganização pelo qual passa o TRT, a presidente reconheceu ser ele de inevitáveis sacrifícios, que seriam necessários para realocar recursos materiais e de gestão de pessoas para as áreas onde eles serão mais necessários: "Em primeiro lugar, as varas do trabalho, em cujas portas batem as demandas das partes e nas quais se inicia todo o processo das ações trabalhistas". Finalizando, cumprimentou os pouso-alegrenses por celebrarem os 166 anos da cidade! "Tenham nesta nova sede o presente simbólico que o TRT de Minas confere à importância de Pouso Alegre".

Também na solenidade, o prefeito municipal Agnaldo Perugini, além de agradecer o presente, se disse orgulhoso do prédio novo da Justiça do Trabalho reconhecendo que nele trabalhadores e empresários são recebidos com igual respeito. Fato que foi também destacado pela diretora do foro e titular da 2ª VT, juíza Eliane Magalhães de Oliveira, que disse ser o imóvel "casa de uma justiça, onde o mais humilde e iletrado do povo tem a mesma importância que os mais abastados, os eruditos, as autoridades..., onde a verdade, o direito e o justo fazem morada". Por fim ela agradeceu a todos que contribuíram para que a construção chegasse a termo.

Fez uso da palavra também a advogada Waldete Kalil Homse, presidente da subseção de Pouso Alegre da OAB-MG, que em nome dos colegas, lembrou desde a instalação da 1ª vara no longínquo ano de 1980 em um imóvel adaptado, destacando na nova sede a Sala da OAB, planejada para este fim específico. Impossibilitado de comparecer, o deputado federal Odair Cunha enviou mensagem de cumprimento ao TRT, que foi lida na ocasião.

Inaugurado hoje Fórum Trabalhista de Pouso Alegre (imagem 4)
A presidente do TRT-MG, o prefeito de Pouso Alegre e a diretora do Foro local no descerramento da placa

O padre Clemildes Francisco de Paiva da Pároquia São José Operário abençoou as novas instalações da Justiça do Trabalho e transmitiu à presidente a saudação do arcebispo Dom José Luis Magella Delgado.

Presentes à inauguração, a desembargadora Camilla Guimarães Pereira Zeidler, que atuou como juíza do trabalho em Pouso Alegre por 17 anos, os juízes Luiz Olympio Brandão Vidal e Andréa Marinho Moreira Teixeira, titulares da 1ª e 3ª VT do Fórum Trabalhista de Pouso Alegre. O procurador do trabalho Carlos Alberto Peixoto, o advogado Daniel Carli Teixeira, presidente da Subseção de Santa Rita do Sapucaí da OAB-MG, a procuradora do estado Paloma Inaya Nicoleti da Silva, o juiz Napoleão da Silva Chaves, diretor do foro da Justiça Estadual, Tereza Cristina do Amaral Barroso, promotora de justiça, João Euzébio Cruaz, delegado chefe do 17º Departamento de Polícia Civil, Lucila de Goes Vasconcelos, delegada de mulheres, Leandro Reis, procurador-geral do município, coronel Vagner Tavares Mutt, comandante da 17ª Região de Polícia Militar e João Romão Lima, diretor regional da Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão.

E, também, Ricardo Marques, Sandra Pimentel Mendes, Telma Lúcia Bretz Pereira, Denise Maria Reis Grego, Denise de Almeida Chaves Sancho e o jornalista Francisco Brant, respectivamente, diretor-geral, secretária-geral da Presidência,  diretora judiciária, assessora de apoio à 1ª Instância, assessora de relações institucionais e assessor de comunicação social, todos do TRT da 3ª Região. Servidores, autoridades civis e militares, membros do Poder Judiciário, lideranças políticas, advogados e sociedade civil.

Após esta inauguração e concluída a mudança, o fórum trabalhista volta a funcionar normalmente a partir da próxima segunda-feira, dia 20, das 8 às 18 horas, após ter seus trabalhos suspensos no período de 6 a 17 de outubro para que a mudança fosse efetuada.

Inaugurado hoje Fórum Trabalhista de Pouso Alegre (imagem 5)
Juízes e servidores da Fórum Trabalhista de Pouso Alegre

Próximas inaugurações

Atualmente, instalado em 65 cidades do interior de Minas, com jurisdição sobre todos os 853 municípios do estado, em 66% destas cidades os fóruns trabalhistas funcionam em sede própria, sendo que estão em construção os prédios de Muriaé, Pedro Leopoldo e Montes Claros. Todas as obras estão sob responsabilidade da Diretoria da Secretaria de Engenharia do TRT da 3ª Região, cujo diretor é o engenheiro Hudson Luiz Guimarães. (Divina Dias, de Pouso Alegre - fotos: Madson Morais)

Visualizações:

Pesquisar

Pesquisa de notícias.

/ /  
/ /