Mensagem de Páscoa

publicado 26/03/2013 08:51, modificado 26/03/2013 11:51

Como as marés na praia, a vida é um eterno ir e vir, é um constante renascer. Independentemente da profissão de fé, ou mesmo da ausência de qualquer credo, todos nós, em maior ou menor grau, somos chamados à introspecção.

Por ser carregada de simbologia (haja vista que a Páscoa representa renascimento, e,por extensão, recomeço), esta é uma época propícia para a observação e análise detalhada do nosso eu interior, dos nossos pensamentos e sentimentos mais íntimos.

Este período de recolhimento espiritual e filosófico advém da Páscoa Judaica, que comemora o êxodo dos judeus das terras do Egito. Aliás, o nome "páscoa" é oriundo da palavra hebraica "pessach" (passagem), significando o fim da escravidão e o início da liberdade.

Para os cristãos, a Páscoa também é um ritual de passagem, só que, desta vez, da sombra para a luz, da morte para a vida. Como se constata, as páscoas cristã e judaica se encontram diretamente ligadas pelo seu sentido de renovação e transformação.

A festa cristã da Páscoa celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Será que este homem, tão glorioso em sua entrega total pelo bem da humanidade, é aquela mesma criança que apenas alguns anos antes havia nascido numa singela manjedoura? Será que aqueles bracinhos indefesos e gorduchos de inocente bebê sãos os mesmos braços machucados por chicotes e cansados de carregar o peso da impiedade humana? Este corpo que suporta tanta degradação física e moral é o mesmo daquela criança que nos enternecia com o seu sorriso tão pueril? Sim, eles são a mesma pessoa. Este homem, tão jovem, ousou romper os grilhões de uma sociedade injusta e pagou um preço excessivamente alto por sua libertária mensagem.

Uma vida que poderia ter sido vivida sem marcar profundamente a história da humanidade, mas o Homem de Nazaré há mais de 2000 anos optou pelo amor incondicional. Por isto, a exemplo do Jovem de Nazaré, é a hora de vencer o ódio, o medo, a mentira, a vingança, a injustiça e o desamor. A escolha é pela fraternidade, união, paz e justiça.

Que sejamos todos abençoados.

Feliz Páscoa!


Deoclecia Amorelli Dias
Desembargadora Presidente do TRT-3ª Região

Visualizações: