Novo diretor do foro é entrevistado por emissora de TV

publicado 22/01/2014 10:35, modificado 22/01/2014 12:35
Novo diretor do foro é entrevistado por emissora de TV (imagem 1)

O juiz Danilo Siqueira de Castro Faria, que desde o início do ano é o novo diretor do Foro Trabalhista de Belo Horizonte, foi entrevistado na manhã desta quarta-feira (22) pela TV Globo Minas.

Muito à vontade, o magistrado falou sobre as características do trabalho temporário, discorreu sobre o serviço prestado pela Subsecretaria de Atermação e deu explicações sobre a tramitação do processo trabalhista e a busca da conciliação.

O novo diretor do foro explicou que o trabalho temporário deve estar sempre vinculado a uma necessidade sazonal, como ocorre no natal, no dia das mães ou, na área rural, em período de colheita. Ele aconselhou os trabalhadores contratados nessa modalidade a exigir o registro na Carteira de Trabalho e uma cópia do contrato que formaliza o vínculo, onde devem constar as datas de admissão e de término do período de prestação de serviço, bem como a jornada exigida.

Após avaliar o incremento da procura pelo serviço da Subsecretaria de Atermação do TRT nesta época do ano, devido à afluência de trabalhadores que foram contratados apenas para a época do natal, o juiz destacou o nível de qualificação dos servidores que atendem ao público nesse setor. Para o magistrado, além de prestar um serviço equivalente ao do advogado, ouvindo cada situação e transformando a queixa verbal em petição escrita, o servidor da Atermação tem que ser paciente, atencioso e saber lidar com diferentes perfis psicológicos.

O diretor do foro também aproveitou a entrevista para defender a conciliação como objetivo maior da Justiça do Trabalho: "é uma sentença ditada pelas partes", de acordo com as suas palavras. (David Landau)

Visualizações: