Palestra sobre Trabalho Seguro atrai grande público no Projeto Ação Global

publicado 28/04/2014 09:40, modificado 28/04/2014 12:40
Palestra sobre Trabalho Seguro atrai grande público no Projeto Ação Global (imagem 1)
fotos: Leonardo Andrade

Mereceu destaque a participação do TRT da 3ª Região no Projeto Ação Global - iniciativa do Sesi e da Rede Globo - para divulgar os programas Trabalho Seguro e Erradicação do Trabalho Infantil. Realizado no último sábado, 26 de abril, no Vale do Jatobá, na região do Barreiro, o evento atraiu 30 mil pessoas que foram em busca de alguns dos 120 serviços oferecidos, tendo sido registrados 85 mil atendimentos. Ao justificar a presença do Ação Global na região, Luciene Regina Araújo, gerente de Desenvolvimento Social do Sesi, explicou que o projeto veio atender a uma solicitação da comunidade que apresenta baixos indicadores sociais.

Presentes em um dos estandes do Complexo Esportivo do Vale, o desembargador Anemar Pereira Amaral, gestor regional do Programa Trabalho Seguro do Tribunal Superior do Trabalho, e o engenheiro João José Magalhães Soares, presidente da Associação Mineira de Engenharia de Segurança, realizaram palestras para pequenos grupos durante todo o dia com o objetivo de alertar os trabalhadores e suas famílias sobre a importância da prevenção de acidentes, responsabilidade que muitas vezes é do próprio trabalhador que despreza o uso de equipamentos de segurança em sua jornada diária. Também o trabalho infantil foi outro tema abordado tendo o desembargador insistido com os presentes que "lugar de criança é na escola" e não no sinal vendendo balas ou nas olarias carregando tijolos.

As palestras foram enriquecidas com recursos audiovisuais e apresentação de dados estatísticos cujos números apontam a alta incidência de acidentes de trabalho no Brasil, informações que atraíram mais de 400 participantes que ao final de cada apresentação recebiam cartilhas com textos alusivos ao tema, além de um boné e uma caneta.

Palestra sobre Trabalho Seguro atrai grande público no Projeto Ação Global (imagem 2)
fotos: Leonardo Andrade

Em visita ao espaço do TRT, Cláudio Marcassa, superintendente do Sesi, além de reconhecer a importância desta participação no evento trazendo novas informações, destacou que com as palestras, a Justiça do Trabalho está ajudando a criar uma nova cultura na comunidade, fato reconhecido por Paulo Haddad, assessor da presidência e gerente do programa Trabalho Seguro no tribunal, que recebeu o representante do Sesi, ao lado do desembargador Anemar Pereira Amaral e do engenheiro João José Magalhães Soares.

A inclusão do TRT no Projeto Ação Global faz parte das comemorações da Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho cujo Dia Mundial de Prevenção de Acidentes de Trabalho é comemorado neste 28 de abril.

Clique aqui para saber mais sobre o Trabalho Seguro.

Visualizações: