Paracatu troca autos de papel por processo eletrônico nesta terça-feira
A Vara do Trabalho de Paracatu passará a receber apenas processos judiciais no formato eletrônico a partir da próxima terça-feira, dia 30 de julho. A mudança se inicia com uma cerimônia, às 17 horas, no Fórum Trabalhista localizado na Av. Dep. Quintino Vargas, 310 - 2º andar, quando será protocolado o primeiro processo da cidade no novo formato PJe. O Processo Judicial Eletrônico é o sistema pelo qual todos os registros referentes a uma ação se dão através de dados digitais, transmitidos e guardados em computador. Até o momento, dezessete cidades mineiras já implantaram o novo tipo de tramitação.
A região que deu origem à cidade começou a ser povoada no inicio do século XVII, com a expectativa da existência de ouro. Em 1744, a previsão se confirmou, o Vale do Rio Paracatu se consagrou como a última grande descoberta de reservas do mineral em Minas Gerais e o então arraial foi promovido a vila em 1798. Além da extração de ouro, hoje em dia o município também se destaca pela produção agropecuária. A região conta com produção de soja, milho e feijão, além da criação de gado nelore.
Mais de vinte quatro anos depois de ter sido instalada, a Justiça do Trabalho em Paracatu, que tem como juiz titular Marcelo Ribeiro e como diretora de secretaria Luzia Lourdes de Lima, recebe processos da região integrada também pelos municípios de Brasilândia de Minas, Guarda-Mor, João Pinheiro e Vazante. Nos primeiros seis meses deste ano, entraram 1.072 processos novos na secretaria da vara. (David Landau/foto: www.paracatunoticias.com)