Você está aqui:

Programa Trabalho Seguro alcança mais de 2 mil e 600 estudantes

publicado: 08/05/2013 às 09h06 | modificado: 08/05/2013 às 12h06
Semana de prevenção de acidentes de trabalho é encerrada em Vespasiano (imagem 1)

A Coordenação Regional do Programa Trabalho Seguro, do TRT mineiro, comemora o resultado da Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho, promovida com o apoio da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 3ª Região - Amatra3, por meio do TJC - Trabalho Justiça e Cidadania, para marcar o Dia Mundial de Prevenção de Acidente de Trabalho, em 28 de abril.

Falando para mais de 150 adolescentes e educadores das escolas Rita Carmelinda Rocha e da Funec - Fundação de Ensino de Contagem, RMBH, o desembargador do TRT de Minas, Anemar Amaral, abriu a Semana de Prevenção esclarecendo sobre os trabalhos realizados até agora pela Coordenação Regional, apresentou dados relativos à estatística de acidentes do trabalho no país e destacou a informação como meio de conscientizar as crianças e adolescentes sobre a importância de preveni-los, bem como o papel dos estudantes e das escolas como replicadores dessas informações. Para o vice-diretor da Funec, professor Otávio Augusto, a presença dos magistrados na escola teve o importante sentido de proporcionar o primeiro contato dos adolescentes com a Justiça, marcando suas vidas de uma forma muito positiva, com informações que, depois de trabalhadas na escola, viram conhecimento em proveito de toda a sociedade.

A aluna Thayná Mirelle Souza, da 8ª série, achou a linguagem "um pouco complicada", mas não a ponto de impedir que tirasse proveito da palestra, especialmente quanto aos direitos do trabalhador e aos cuidados com segurança, que vai repassar à mãe e às irmãs, já no mercado de trabalho, e que vão lhe ser muito úteis, segundo ela, quando começar a trabalhar. Mateus Rodrigues, aluno do 1º ano do 2º grau, por sua vez, aprendeu que tem de tomar cuidado no trabalho e usar os equipamentos de segurança adequados. O estudante ainda afirmou que vai conversar com pai, que é jornaleiro, para que ele passe a ter todo o cuidado possível para evitar acidentes no seu trabalho.

Satisfeito com a resposta do público alvo, o desembargador Anemar Amaral, gestor regional do programa, faz um balanço positivo da iniciativa. "Durante a Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho foram realizadas palestras em 20 escolas municipais de Belo Horizonte e cidades da Região Metropolitana, para mais de 2.600 alunos do 8º e 9º anos, com duração média de 40/60 minutos e espaço para perguntas e interação com os presentes, distribuição de cartilhas sobre o tema Segurança e Saúde no Trabalho, além de brindes com logotipos do Programa Trabalho Seguro, TRT/MG, TST e CSJT".

As palestras, sobre direitos e deveres de trabalhadores e empregadores, uso de equipamentos de proteção individual e ambiente de trabalho sadio e seguro, foram proferidas pelo desembargador Anemar Amaral e por magistrados do TRT, tanto na capital quanto no interior e, segundo o desembargador, a paralisação dos professores não interferiu no resultado da programação. "A despeito dos percalços decorrentes da paralisação de algumas das escolas que já haviam confirmado participação no evento, os resultados atenderam às expectativas, máxime considerando que as palestras foram proferidas por juízes do trabalho, em contato direto com significativo número de alunos e professores, atendendo, no aspecto, aos anseios de aproximação da Justiça à sociedade".

Programa Trabalho Seguro alcança mais de 2 mil e 600 estudantes (imagem 2)
Fotos Leonardo Andrade

Além de Belo Horizonte e Contagem, os magistrados levaram informação também aos estudantes de Betim e Vespasiano, onde a Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho foi encerrada no Teatro Municipal da cidade com palestra do desembargador Anemar Amaral para aproximadamente 700 estudantes.

A programação de palestras, em Belo Horizonte e Região Metropolitana, contou ainda com a participação do juiz Eduardo Ferri e do assessor da Presidência do TRT, Paulo Haddad, respectivamente gestor (juntamente com o desembargador Anemar Amaral) e gerente do Programa Trabalho Seguro, e também dos juízes Felipe Clímaco Heineck, Fábio de Carvalho, Aline Bonna e Marcos Vinícius Barroso.

Diante do balanço positivo o desembargador Anemar Amaral fez questão de ressaltar a participação efetiva dos magistrados do TRT no programa de Prevenção de Acidentes de Trabalho e o apoio da desembargadora Deoclecia Amorelli Dias, presidente do TRT. "Queremos registrar que o incondicional apoio da atual Administração deste Regional foi decisivo para o êxito dos eventos, ficando nossos sinceros agradecimentos". (Márcia Barroso)

Visualizações: