Você está aqui:

Prova Oral de juiz do TRT começa com nove candidatos

publicado: 25/11/2014 às 18h03 | modificado: 25/11/2014 às 20h03

Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.

Prova Oral de juiz do TRT começa com nove candidatos (imagem 1)
Fotos Leonardo Andrade

Com exame de nove candidatos, teve início nesta terça-feira, dia 25, no auditório do prédio histórico da Rua Curitiba 835, centro de Belo Horizonte, a prova oral do Concurso Público para Provimento de Cargos de Juiz do Trabalho Substituto do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região. Os outros candidatos serão sabatinados amanhã e quinta-feira, 10 em cada dia.

A prova oral, gravada em áudio e vídeo, consiste na arguição do candidato em sessão pública, por três examinadores. Cada examinador tem o prazo de 15 minutos para arguir o candidato sobre o conteúdo do ponto sorteado com antecedência de 24 horas. O decano do tribunal, desembargador Márcio Ribeiro do Valle, integrante da Banca Especial do concurso juntamente com o ministro aposentado Carlos Alberto Reis de Paula e o advogado Afonso Celso Raso, explica que na prova oral devem ser examinados o domínio do conhecimento jurídico do candidato, a adequação da sua linguagem, a articulação do seu raciocínio, sua capacidade de argumentação e o uso correto do vernáculo. De acordo com ele, os candidatos já mostraram ao longo do concurso que têm condições, que estão preparados, e a prova oral "é a aferição final dessa qualidade para que eles possam exercer bem a função de juiz, para que eles possam harmonizar sempre capital e trabalho e para que eles possam ser mola-mestra imprescindível e necessária ao alcance da sempre almejada paz social."

A confirmação desse preparo, com a aprovação de todos os 29 candidatos, é o que espera a presidente do tribunal, desembargadora Maria Laura Franco Lima de Faria, presente, hoje, no local da prova: "A expectativa melhor é que todos sejam aprovados", afirmou a presidente depois de realçar o preparo dos candidatos, alguns dos quais, segundo ela, já aprovados em outros regionais, e de lembrar a carência de magistrados por que passa o TRT de Minas.

Esse preparo reconhecido pela presidente com base nos resultados das etapas anteriores e na aprovação em outros regionais, parece ter sido detectado em provas de hoje pelo examinador Afonso Celso Raso: "Fico muito feliz de ver colegas advogados demonstrando pleno conhecimento e capacidade para o exercício da magistratura", declarou todo orgulhoso da sua profissão e por integrar a Banca Especial do certame.

Banca Especial e "muito criteriosa", segundo a presidente Maria Laura, para um exame de grande importância para a sociedade, "que deve estar muito satisfeita com a preocupação do tribunal em dar a ela a melhor prestação", segundo dizeres do Ministro Carlos Alberto Reis de Paula, cuja participação na banca teve para ele significado muito especial: "Me sinto gratificado, muito honrado com o convite e muito feliz de estar aqui novamente com os colegas magistrados e futuros magistrados da 3ª Região nesta mesma sala que em maio de 1979 minha turma se submeteu à prova oral de ingresso na magistratura trabalhista."

Resultados da prova

Cada examinador dá uma nota de zero a 10, individual e secreta, a cada candidato. Para aprovação, a média aritmética das três notas tem de ser igual ou superior a 6. As notas são dadas ao final de cada exame, quando são introduzidas em envelope posteriormente lacrado e rubricado pelos examinadores.

O conhecimento e a divulgação dos resultados estão previstos para o dia 2 do mês de dezembro de 2014, em sessão pública, na sede do TRT.

Quem também prestigiou os trabalhos da Banca Examinadora Especial foi a Secretária Geral da Presidência, Sandra Pimentel Mendes. Na assessoria e assistência, a subsecretária da Comissão de Concurso de Juízes Patrícia de Souza Barros, Landial Moreira e Maria Vianney Arruda Luz. (Walter Salles)

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa@trt3.jus.br