TRT instala PJe na Vara do Trabalho de Paracatu
A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, desembargadora Deoclecia Amorelli Dias, e o coordenador nacional do PJe-JT, desembargador Ricardo Antônio Mohallem, prestigiaram nesta terça-feira, a instalação do Processo Judicial Eletrônico na Vara do Trabalho de Paracatu, município da região Noroeste do estado, distante quase quinhentos quilômetros de Belo Horizonte.
Desembargador Ricardo Mohallem, juízes Marcelo Ribeiro e Fabiano Pfeilsticker e desembargadora Deoclecia Amorelli Dias |
Com a instalação do PJe, um novo marco na forma de tramitação do processo judicial, já concluída em 31 varas do trabalho de 18 cidades de Minas Gerais, a expectativa é que se alcance maior celeridade, transparência e qualidade, entre outros ganhos, na tramitação processual, o que já vem sendo sentido, por exemplo, na Vara do Trabalho de Nova Lima, a primeira do estado onde começou a funcionar o sistema, em 5 de agosto de 2012.
Empenhada nestas questões e consciente da importância da redução do consumo de papel, plástico, grampos e armários de aço para a qualidade do meio ambiente, a presidente do TRT, presente a mais esta instalação do Processo Judicial Eletrônico em uma vara do trabalho da 3ª Região, destacou que para o seu êxito é essencial a participação de juízes, servidores e da parceria estabelecida entre o TRT e a OAB/MG. Para ela, a união e o empenho de todos é que tornou possível colher os bons frutos deste empreendimento .
O desembargador Ricardo Mohallem afirmou que até o final de 2013 já estarão tramitando pelo PJe na Justiça do Trabalho mais de um milhão de processos |
Também participando da instalação, o presidente da 31ª Subseção da OAB/MG, advogado Denis Fernando Soares de Campos, protocolizou a ação trabalhista que marcou, na cerimônia, o inicio da tramitação do PJe no foro trabalhista do município. O processo recebeu o número 10.002/2013 e a audiência foi agendada para o dia 22 de agosto, às 8h25.
Protocolizado processo que marca inicio do PJe em Paracatu |
Já o juiz Marcelo Ribeiro, titular da vara, em sua manifestação durante a instalação, destacou os ganhos do PJe para os servidores que não terão mais que se preocupar com atividades mecânicas, magistrados que terão uma visão mais ampla e geral dos processos e os jurisdicionados que se beneficiarão com a redução dos prazos na tramitação do processo.
Também presentes à instalação do PJe na VT de Paracatu, o juiz do trabalho substituto, Fabiano de Abreu Pfeilsticker, membro do grupo de especificação de requisitos para o processo judicial de 1º Grau e do CSJT; Eliel Negromonte Filho, secretário-geral da presidência do tribunal; a diretora Luzia Lourdes de Lima e os servidores da Vara do Trabalho de Paracatu; magistrados, advogados, autoridades civis da região e professores do curso de direito da Faculdade do Noroeste de Minas (Finom).
No próximo mês de agosto, está marcada para o dia 9 a instalação da 2ª VT de Nova Lima, no dia 23, da 3ª VT de Sete Lagoas e nos dias 29 e 30, a inauguração de mais uma vara do trabalho em Uberaba e outra em Frutal, onde até então funcionava um posto avançado da Justiça do Trabalho. (De Paracatu, Divina Dias/fotos Madson Morais)
Autoridades e servidores prestigiam o evento |