Você está aqui: Início / Notícias / Comunicação / Notícias Institucionais / Importadas: 2013 a 2014 / TRT participa do Fórum das Letras em Ouro Preto com o Ciclo Justiça, Letras e Artes

TRT participa do Fórum das Letras em Ouro Preto com o Ciclo Justiça, Letras e Artes

publicado 29/05/2013 05:00, modificado 29/05/2013 08:00

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, em parceria com o Departamento de Direito da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, promove, nos dias 30 e 31 de maio e 01 de junho, o Ciclo Justiça, Letras e Artes, no Fórum das Letras, em Ouro Preto.

De acordo com a Juíza Graça Maria Borges de Freitas, titular da Vara do Trabalho de Ouro Preto e coordenadora Acadêmica da Escola Judicial, o Ciclo Justiça, Letras e Artes faz sua estreia na nona edição do Fórum das letras e incrementa a programação com oficinas, lançamento de livro e palestras voltadas para o universo jurídico. "A oficina reunirá interessados em analisar dados históricos por meio de autos de processos judiciais, além de discutir a preservação desses documentos históricos da Justiça do Trabalho. A primeira edição do Ciclo Justiça, Letras e Artes, dentro da programação do Fórum das Letras, que promove o debate entre escritores e leitores, tem como objetivo levar o direito para este ambiente literário e a troca de saberes. A aceitação dos temas foi muito grande, e o que é interessante é que há uma expectativa recíproca de que o Ciclo passe a integrar a programação do Fórum nos próximos anos", informou a juíza Graça Maria Borges de Freitas, idealizadora do Ciclo.

As atividades do Ciclo Justiça, Letras e Artes obedecem à temática "Literaturas da Origem", que norteia as ações do Fórum das Letras em 2013. A juíza Graça Maria Borges de Freitas explica que "o direito é um campo que, dentro das universidades e escolas judiciais, tem buscado uma interlocução com outras áreas do conhecimento. Buscamos a interlocução com os temas do próprio Fórum e do fórum das mídias, de onde saíram os temas e os convidados, todos vinculados, direta ou indiretamente, à militância na área jurídica e nos temas citados".

Na programação do Ciclo, haverá uma palestra sobre Diretos Humanos no Brasil, com o doutor em Ciência Política e coordenador da ONG Repórter Brasil, Leonardo Sakamoto, que estuda os direitos humanos no viés do trabalho. Em seu trabalho, Sakamoto faz análises da configuração do trabalho escravo contemporâneo e das cadeias produtivas de diversas atividades econômicas, inclusive do carvão, presente na indústria metalúrgica e mineradora. Também durante o Ciclo, será lançado o livro de crônicas "A vida não é justa", da juíza Andréa Pachá, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, baseado em casos reais de uma Vara de Família, narrados com muita sensibilidade.

Entre os nomes confirmados estão Rubens Goyatá Campante, responsável pelo Núcleo de Pesquisas da Escola Judicial do TRT da 3ª Região; Ana Maria Matta Machado, responsável pelo Centro de Memória da Escola Judicial do TRT da 3ª Região; Maria Cristina Diniz Caixeta, juíza da 7ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte e representante do Poder Judiciário Federal no Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), e Maria Aparecida Carvalhais Cunha, historiadora e membro do Centro de Memória da Escola Judicial do TRT da 3ª Região, que serão responsáveis pela Oficina "Direito, História e Memória", que inaugurará o Projeto "Direito e troca de Saberes" da Escola Judicial do TRT.

A coordenadora do Fórum, Guiomar de Grammont, considera uma idéia feliz a parceria com a Escola Judicial do TRT da 3ª Região. "É uma ideia feliz essa de trazer o olhar do mundo jurídico para dentro do nosso evento. Ao lado da Escola Judicial do TRT da 3ª Região, da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República e do Departamento de Direito da UFOP, foi criada uma programação bem interessante voltada para esse público específico".

O Fórum das Letras é uma realização da Universidade Federal de Ouro Preto e será realizado entre os dias 29 de maio e 2 de junho. Toda a programação do Ciclo de Justiça, Letras e Artes é gratuita e será realizada no Espaço Sesc, localizado no Anexo do Museu da Inconfidência, em Ouro Preto. Outras informações pelo site: www.forumdasletras.ufop.br. (Márcia Barroso)

Visualizações:

Pesquisar

Pesquisa de notícias.

/ /  
/ /