TRT realiza segunda etapa do concurso para juiz do trabalho substituto
Foi realizada neste fim de semana nas dependências da Faculdade Novos Horizontes, em Belo Horizonte, a segunda etapa do Concurso Público nº 01/2013 para provimento do cargo de Juiz do Trabalho Substituto da 3ª Região. As provas - a exemplo da etapa anterior - têm também caráter eliminatório e classificatório.
Na tarde do sábado, as desembargadoras Denise Alves Horta e Maria Laura Franco Lima de Faria, nesta ordem, corregedora e presidente do TRT da 3ª Região; a presidente da comissão da prova escrita discursiva, juíza Adriana Goulart de Sena Orsini, e os membros da comissão, a professora Paula Oliveira Cantelli, representante da OAB, e a juíza Luciana Alves Viotti (foto) estiveram presentes na aplicação da prova. Dos 318 candidatos aprovados na primeira etapa, realizada em 23 de março, 302 compareceram para responder às 10 questões. O resultado desta primeira prova pelo edital deve ser divulgado no próximo dia 24 de julho.
Já no domingo pela manhã, o desembargador Fernando Luiz Gonçalves Rios Neto, presidente da comissão da prova prática-sentença, e as desembargadoras Denise Alves Horta e Maria Laura Franco Lima de Faria, corregedora e presidente do TRT, ambas presentes também no dia anterior, e os outros membros da comissão, a advogada Andréa de Campos Vasconcellos, representante da OAB, e o juiz Rodrigo Ribeiro Bueno (foto) acompanharam a realização da prova prática-sentença, quando os candidatos tiveram quatro horas para elaborar uma sentença trabalhista. A previsão para a publicação do resultado desta prova é dia 15 de setembro.
Para a próxima etapa, também de caráter eliminatório, os candidatos aprovados têm até o dia 17 de outubro para comprovar os três anos de prática de atividades jurídicas para se habilitarem à prova oral prevista no edital para o mês de novembro.
A presidente do TRT, desembargadora Maria Laura Franco Lima de Faria, está otimista com o resultado deste concurso. Para ela, "nota de corte tão alta na primeira etapa, 80%, evidencia o alto nível de conhecimento dos candidatos que aprovados terão excelentes condições para o exercício da magistratura trabalhista". A presidente espera ainda que no decorrer do concurso seja também possível a aprovação pelo CNJ do projeto que cria mais 21 cargos de juiz substituto, para que pelo menos se alcance a paridade com o número de juízes titulares na 3ª Região. (fotos: Augusto Ferreira)
Visualizações: informação disponível 24h após a publicação.