TRT3 disponibiliza Bibliotecas Digitais para magistrados, servidores e público externo

publicado 22/07/2014 06:44, modificado 22/07/2014 09:44
TRT3 disponibiliza Bibliotecas Digitais para magistrados, servidores e público externo (imagem 1)

O TRT da 3ª Região proporciona uma rica ferramenta de trabalho tanto para magistrados, servidores, estagiários, funcionários terceirizados, como para o público em geral, que consiste no acesso às várias Bibliotecas Digitais disponíveis em seu site.

Inaugurada no dia 12 de novembro de 2013, a Biblioteca Digital do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (BD-TRT3) vem implantando o seu acervo e possibilita acesso à produção intelectual da instituição. Já conta com várias obras de magistrados e servidores, como artigos, teses, dissertações, capítulos de livros. Há também a coleção de obras raras e especiais e outras coleções que contém a produção de documentos institucionais como orientações jurisprudenciais, súmulas, atos administrativos, regimento interno, Boletim de Legislação e Jurisprudência, Ementário de Jurisprudência do PJe, acervo de eventos do Projeto Leis & Letras, Jurisprudência Consolidada com Notas Remissivas (do TRT3 e do TST), Revista do TRT3, e também artigos de revistas externas.

Os documentos da BD-TRT3 são disponibilizados na íntegra, observando-se os aspectos legais e os direitos autorais, conforme a Lei 9.610/98, e o acesso pode ser feito pelo site do Tribunal, tanto para o público interno como para o público externo.

Além disso, o TRT da 3ª Região, atento às novas tecnologias de informação, também possui assinatura das Bibliotecas Digitais vLex, Fórum e LTr.

O acervo da vLex oferece uma abrangente biblioteca jurídica, incluindo legislação, doutrina, revistas, e-books, modelos de contratos e outros. As informações são provenientes de mais de 130 países e também de outras jurisdições como União Européia, Comunidade Andina, Mercosul etc. Os textos podem ser traduzidos no próprio portal e exibidos, concomitantemente, tanto na língua original como na versão traduzida.

Já o acervo da Fórum contém debates doutrinários assinados por célebres autores nacionais e internacionais, conteúdo privilegiado e seleção diferenciada de jurisprudência. Também oferece acesso às 30 revistas jurídicas da editora.

Na assinatura da Biblioteca Digital LTr, estão disponíveis obras nas categorias de Direito do Trabalho, Processo do Trabalho, Previdência Social e Revista LTr dos anos de 2012, 2013 e 2014, sendo que, em breve, também estará disponível a categoria Processo do Trabalho.

Magistrados e servidores podem acessar a BD-TRT3 e as bibliotecas digitais vLex e Fórum a partir de qualquer computador ou dispositivo móvel com acesso à Internet, como tablets e smartphones, mediante o uso de seu login e senha institucionais. Já para acessar a Biblioteca Digital LTr, é necessário estar logado a um computador conectado à rede de informática do Tribunal.

O público externo também pode ter acesso aos acervos da vLex, Fórum e LTr no recinto das Bibliotecas Juiz Cândido Gomes de Freitas e Biblioteca Juiz Osiris Rocha.

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa [arroba] trt3.jus.br