Correios e TRT-MG recebem prêmio top de marketing 2010

publicado 16/12/2010 13:36, modificado 16/12/2010 15:36

O Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (Minas Gerais) e a empresa Brasileira de Correios e Telégrafos receberam ontem, no Auditório JK da Cidade Administrativa, o prêmio top de marketing de 2010, da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, Seccional Minas Gerais (ADVB-MG), pelo case Correios: Logística Integrada do TRT-MG .

Correios e TRT-MG recebem prêmio top de marketing 2010 (imagem 1)
Os troféus, que destacam as estratégias de marketing e de vendas pela excelência, foram recebidos pelo diretor-geral do TRT, Luís Paulo Garcia Faleiro, e pelo diretor regional dos Correios, Fernando Miranda Gonçalves (foto: Madson Morais)

Para Luís Paulo, a premiação é gratificante, pois destaca, entre muitos concorrentes da iniciativa privada, um projeto inédito de parceria entre dois entes públicos com o objetivo de tornar mais eficiente e mais barata a administração do material de consumo e permanente do Tribunal. Inédita também é a premiação, em todo o Brasil, pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, uma instituição fundada em 1956, e que atua também no Japão, Portugal e Estados Unidos. No Brasil, é a primeira premiação da área da Justiça , garante o presidente da ADVB de São Paulo, Miguel Ignatios, que é também fundador e presidente da Federação das Associações dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil.

A iniciativa de inscrever o projeto para concorrer ao prêmio foi da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, que, gentilmente, dividiu o prêmio com o TRT, por entender que o resultado obtido reflete o reconhecimento ao início de uma parceria vitoriosa e pioneira em todo o Brasil . Fernando Miranda lembra, inclusive, que a parceria foi proposta pelo Tribunal. Segundo ele, o projeto deu tão certo que o Centro de Logística Integrado, dele resultante, recebe constantemente delegações de diversos tribunais do país. E os correios estão em todo lugar, logo a distribuição dos materiais é muito rápida, não havendo necessidade de grande armazenamento. E para nós, dos Correios, não é apenas uma oportunidade de negócio, mas, sobretudo, uma ferramenta que contribui para uma melhor e mais ágil prestação jurisdicional , finaliza o diretor.

Correios e TRT-MG recebem prêmio top de marketing 2010 (imagem 2)

De fato, segundo Garcia Faleiro a contratação dos Correios permitiu a otimização dos serviços, o racionamento dos gastos com compras e melhor controle, guarda e distribuição dos materiais e equipamentos. Havia gastos elevados com aluguel de galpão e manutenção de caminhões, dentre outros, e o pessoal não era especializado. Esses veículos foram doados a outros órgãos públicos, o espaço de armazenamento, hoje, é apenas o necessário, em razão do melhor gerenciamento e da entrega mais rápida. Isso evita a sobra de estoque nas Varas, que existia pela falta de segurança provocada pela irregularidade da entrega , explica o diretor-geral, que ressalta ainda que os servidores que ficavam cuidando do material agora são aproveitados na atividade-fim da instituição.

Já o diretor de Coordenação Administrativa, Ricardo Wagner Rodrigues de Carvalho, gestor do convênio que também representou o TRT, afirma que o prêmio é o reconhecimento de uma parceria vitoriosa, um modelo inédito de gestão construído em conjunto que merece ser seguido por todos os tribunais em face dos resultados alcançados, tanto de economia quanto de eficácia. Antes, o atendimento a uma Vara do interior poderia levar até três meses, o que gerava insegurança, e hoje, com as entregas regulares, já se pode planejar a aquisição dos materiais , explica.

Ricardo Wagner e Luís Paulo falam com propriedade, pois de acordo com a conclusão do Projeto CLI TRT-MG, a redução de gastos proporcionada pelo convênio é da ordem de 46%. Mais que isso, ele tornou o serviço excelente, trazendo tranquilidade aos servidores e dirigentes. (Walter Sales)

Parceria Correios e TRT-MG rende prêmio TOP de Marketing 2010 (imagem 1)
O Centro de Logística Integrada Correios - TRT da 3ª Região está situado na rua Ápio Cardoso, 100 - Cincão, em Contagem (foto: Jânio Fernandes)

Visualizações: