Você está aqui: Início / Notícias / Comunicação / Notícias Institucionais / Inaugurada nova sede do Foro Trabalhista de Poços de Caldas

Inaugurada nova sede do Foro Trabalhista de Poços de Caldas

publicado 30/09/2021 18:23, modificado 01/10/2021 01:59

Foi inaugurada, hoje, pela administração do TRT-MG, a sede própria do Fórum Trabalhista de Poços de Caldas, cidade que tem o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado. A afirmação é do juiz Delane Marcolino Ferreira, titular da 1ª Vara do Trabalho do município, no cargo há 20 anos, desde maio de 2001, e hoje presente à solenidade.

Conduzida pelo desembargador José Murilo de Morais, presidente do Tribunal, a cerimônia realizada de forma híbrida, com presenças físicas e virtuais, foi aberta com a execução do Hino Nacional por um dueto de músicos da Polícia Militar de Minas Gerais.

Em seguida, o presidente do TRT-MG destacou a satisfação da atual administração em inaugurar o novo Fórum, e justificou o atraso da solenidade, devido à pandemia, já que o fórum já funciona no prédio. Ele lembrou também a parceria estabelecida com a Receita Federal, que ocupa parte das instalações do edifício. Para ele, com a adoção do processo eletrônico, a Justiça do Trabalho não precisa mais de tanto espaço, o que permite dividir prédios com a Receita Federal e vice-versa, gerando grande economia para a União.

Também estiveram presentes de forma virtual o prefeito da cidade, Sérgio Azevedo, e a advogada Thaís Rezende Azevedo, vice-presidente da Subseção de Poços de Caldas da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais, representando o presidente da instituição. Em nome da OAB, ela parabenizou o Regional Trabalhista Mineiro pelas instalações do prédio do fórum que, além de contemplar aqueles que precisam de condições especiais de acessibilidade, ainda oferece melhores instalações para advogados e jurisdicionados. Já o prefeito de Poços de Caldas lamentou a impossibilidade de uma cerimônia na cidade, colocando a prefeitura à disposição da Justiça do Trabalho.

 

WhatsApp_Image_2021_09_27_at_14.11.50.jpeg

 

O prédio do novo fórum, pela Resolução Administrativa 90/2021, recebeu o nome de Maria Gabriela de Souza e Silva, mãe da desembargadora aposentada Deoclecia Amorelli Dias, presidente do TRT-MG no biênio 2011/2013. Presente à solenidade e muita emocionada, Deoclecia agradeceu a homenagem e lembrou o andamento da obra durante a sua gestão.

Encerrando a sessão, o juiz Delane Marcolino Ferreira, titular da 1ª VT e diretor do Foro Trabalhista de Poços de Caldas, lembrou o empenho de todas as administrações do TRT e dos prefeitos anteriores para a construção da nova sede. Vale lembrar que o terreno foi doado pelo poder público municipal e que foram necessárias intervenções urbanísticas, tais como alargamento da via onde foi construído o prédio para melhorar o acesso à região.

Concluída a construção, “fomos surpreendidos pela pandemia da Covid-19 e as medidas de restrições de circulação e aglomeração, que deixaram o prédio praticamente vazio durante o ano de 2020 e parte de 2021”, lembrou o juiz. E assim foi postergado o batismo do prédio, cuja obra, desde a sua concepção até a inauguração, durou 13 anos.

Para ele, a inauguração virtual é uma ampliação das possibilidades de realização do trabalho humano onde os espaços virtual e físico não devem ser vistos como excludentes, mas como complementares, de forma a maximizar a eficiência e minimizar o custo do deslocamento, colaborando, assim, para a mais rica e plena experiência humana.

> GALERIA DE FOTOS

Visualizações:

Pesquisar

Pesquisa de notícias.

/ /  
/ /