Você está aqui:

Inaugurado o novo plenário do TRT-MG

publicado: 23/11/2023 às 19h56 | modificado: 24/11/2023 às 10h47

Na tarde desta quinta-feira (23/11) foi inaugurado o Plenário Desembargador Luís Felipe Lopes Boson, cujo nome presta homenagem ao magistrado falecido em julho deste ano. A implantação do plenário, no andar térreo do anexo ao edifício-sede do TRT-MG, na av. Getúlio Vargas, 265, Bairro Funcionários-BH, tem como finalidade o atendimento de demanda antiga de aumentar a quantidade de salas (plenários) destinadas à realização de sessões de julgamento e eventos diversos, ampliando a capacidade do cumprimento da função jurisdicional do Tribunal. O espaço era ocupado anteriormente pela biblioteca, que foi transferida para o edifício Mário Werneck, localizado na Rua da Bahia, 112, no Centro.

Inauguração plenário

A solenidade foi aberta pelo presidente do TRT-MG, o desembargador Ricardo Antônio Mohallem, que cumprimentou os presentes, além de salientar sua inquietude com a necessidade de entrelaçar aqueles que no Tribunal trabalham, movimento em que investiu durante a gestão, especialmente em prol de melhores condições de trabalho para resgatar os laços perdidos após o isolamento e fragmentação da pandemia. Além disso, apontou que a saúde mental também foi sua preocupação, o que gerou, segundo ele, um novo ânimo nos servidores e magistrados, ressaltando que “a alma do Tribunal só existe se houver um corpo unido e entrelaçado”.

Após a apresentação do hino nacional pelo dueto da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, Mohallem prestou homenagem ao desembargador Luís Felipe Lopes Boson, relembrando sua trajetória no TRT-MG, durante a qual “sempre se preocupou em vitalizar os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa”. O presidente foi acompanhado pela esposa do homenageado Marta Belo Boson e pelo advogado Stanley Frazão para o descerramento da placa, que se seguiu da fala de Maria Eduarda Boson, filha do desembargador condecorado. Ela dirigiu palavras de agradecimento pela homenagem prestada e se emocionou ao rememorar a personalidade humilde do pai.

Descerramento da placa de inauguração

Também estiveram presentes à cerimônia o presidente o presidente da Amatra3, juiz Jésser Gonçalves Pacheco; o diretor-geral do TRT-MG, Carlos Athayde Valadares Viegas; o advogado Léucio Leonardo, diretor institucional da Associação Mineira de Advogados Trabalhistas (Amat), representando a presidente da entidade, Cássia Marize Hatem Guimarães; o diretor tesoureiro da OAB/MG, Marco Antônio Freitas; Flávio Boson Gambogi, desembargador do Tribunal Regional Federal da 6º Região; o desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Luís Carlos Gambogi; a tenente coronel PM Adriana Alfenas de Paiva Faria e o sargento PM Juliano França Lana, do gabinete militar da Presidência do Tribunal, além de familiares do desembargador homenageado, magistrados e servidores do TRT-MG.

Inovações tecnológicas

O novo plenário conta com um sistema audiovisual digital de alta definição e capacidade de streaming também de alta definição. Além do vídeowall e sonorização digital, o software que gerencia as câmeras possibilita a introdução das libras, contribuindo para a acessibilidade.

Planário

Medalha Ari Rocha

Na solenidade foi entregue a medalha Ari Rocha ao padre Luís Henrique Eloy e Silva, reitor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, que a recebeu do presidente após ter dado a bênção às novas instalações, com os votos de que ali se realizasse o ofício da justiça e a solução de problemas com responsabilidade ética e profissional.

Reitor da PUC-MG recebe medalha Ari Rocha

Veja a galeria de fotos. 

Visualizações: