Incentivo à conciliação: Cejusc de Montes Claros será inaugurado nesta sexta-feira (14/2)
Resumo em texto simplificado
A comarca de Montes Claros, no norte de Minas, contará com um Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) da Justiça do Trabalho, que será inaugurado em 14 de fevereiro. Será o primeiro de quatro Cejuscs a serem implantados no interior de Minas para promover a cultura da conciliação. O Cejusc de Montes Claros atenderá inicialmente as três varas trabalhistas da cidade, podnedo expandir para municípios vizinhos.
Saiba mais sobre esta iniciativaA Justiça do Trabalho em Montes Claros, norte de Minas, vai ganhar um Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc-JT). A inauguração será no próximo dia 14 de fevereiro, às 16h, no Fórum Trabalhista da cidade, na Avenida Major Alexandre Rodrigues, 65, Ibituruna. Este será o primeiro de quatro Cejuscs que serão implantados pelo TRT-MG ainda neste ano em cidades do interior de Minas, como forma de estimular a cultura da conciliação na Justiça Trabalhista.
O Cejusc-JT de Montes Claros funcionará sob a coordenação do juiz Júlio César Cangussu Souto, titular da 2ª Vara do Trabalho da cidade e sob a supervisão da juíza Rosa Dias Godrim e do juiz Neurisvan Alves Lacerda, respectivamente titulares da 1ª e 3ª varas. Em eventuais impedimentos dos citados, o juiz substituto Sérgio Silveira Mourão assumirá o cargo. Inicialmente, o Centro Judiciário de Montes Claros atenderá às três varas do trabalho da cidade, com possibilidade de expansão para atuar em cooperação com outras varas de municípios vizinhos.
Estatística
Em Belo Horizonte, os números demonstram o potencial dos Cejuscs para promover a conciliação na Justiça do Trabalho, tanto na primeira, quanto na segunda instância. Em 2024, mais de 15 mil audiências foram realizadas nos centros da capital, resultando em 7.924 acordos e uma taxa de resolução de conflitos por conciliação próxima a 60%. Os acordos movimentaram mais de R$ 900 milhões.
Futuras instalações
A criação de Cejuscs na 3ª Região foi aprovada pelos desembargadores em sessão do Tribunal Pleno realizada em 17 de outubro de 2024. Além de Montes Claros, estão previstas as instalações de novos Cejuscs nos foros trabalhistas de Coronel Fabriciano (Cejusc-JT CF), Juiz de Fora (Cejusc-JT JF) e Pouso Alegre (Cejusc -JT PA).