Você está aqui:

Juiz Marcelo Moura Ferreira toma posse como desembargador

publicado: 12/04/2022 às 18h28 | modificado: 22/04/2022 às 15h33

Em solenidade realizada na tarde desta terça-feira (12/4), na sede do TRT-MG, em Belo Horizonte, tomou posse como desembargador o até então juiz titular da Vara do Trabalho de Sabará, Marcelo Moura Ferreira. O evento foi transmitido ao vivo e pode ser visto na íntegra no canal oficial da instituição no YouTube.

Ao dar posse ao novo colega, o presidente do TRT-MG, desembargador Ricardo Mohallem, enalteceu as qualidades do empossado como magistrado. “Nosso novo desembargador nasceu em uma família em que o Direito sempre foi servido à mesa junto com as refeições. Marcelo Moura é um magistrado plenamente formado, apto ao exercício do mais alto cargo existente neste tribunal. Seja bem-vindo, estamos muito felizes em tê-lo nesta casa”, disse.

800px3_2022_0412_Posse_Des_MarceloMouraFerreira_LeoAndrade.jpg

O empossado foi condecorado pelo presidente do TRT-MG com a Ordem do Mérito Judiciário Desembargador Ari Rocha, na categoria Grã-Cruz (Fotos: Leonardo Andrade)

Após tomar posse, o desembargador Marcelo Moura Ferreira iniciou o seu discurso falando da importância do TRT-MG para Justiça do Trabalho. “Seus juízes e sua jurisprudência nacionalmente reconhecida, suas práticas inovadoras, seu quadro de servidores, a essência de sua relação profícua e harmoniosa com o Ministério Público do Trabalho e com a advocacia, seu papel central para a evolução do Direito e do processo fazem deste tribunal uma instituição do seu tempo, sempre apta a responder a demanda que lhe é dirigida pela sociedade e a dar o melhor de si ao jurisdicionado”, declarou.

Ele reconheceu que há problemas, como a efetividade das decisões e a duração razoável do processo. Mas ressaltou que esforços vigorosos são empregados em todas as áreas, meio e fim, contra esses obstáculos. “Inclusive no campo da tecnologia aplicada ao processo, com resultados inegavelmente exitosos, como se tem visto nos dados, análises e resultados amplamente divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça”, lembrou.

O empossado classificou a conciliação como instrumento incomparável na solução de conflitos, seja porque as partes decidem por si ou porque o título executivo se forma de imediato em caso de descumprimento. “É na conciliação que o sentido de paz social, uma ideia inerente a esta instituição, adquire seu verdadeiro significado”, afirmou.

Recordando seus mais de 30 anos de carreira na magistratura do Trabalho, o desembargador Marcelo Moura Ferreira fez agradecimentos a servidores. “Registro aqui minha perene gratidão aos servidores com quem trabalhei, todos para sempre guardados em minha memória afetiva". Ele ainda agradeceu aos seus familiares, com menção especial ao seu irmão Marcus Moura Ferreira, também desembargador do TRT-MG, a quem chamou de “fonte inspiradora profissional e pessoal”.

No encerramento da solenidade, o corregedor do tribunal, desembargador Fernando Rios Neto, pediu a palavra para dar boas-vindas ao novo colega.

800px2_2022_0412_Posse_Des_MarceloMouraFerreira_LeoAndrade.jpg

Os desembargadores Sércio da Silva Peçanha, Milton Vasques Thibau de Almeida, Denise Alves Horta, Fernando Rios Neto, Ricardo Mohallem, Marcelo Moura Ferreira e Marcus Moura Ferreira; e a vice-presidente da Amatra3, juíza Anaximandra Kátia Abreu Oliveira.

Galeria de fotos

Visualizações: