Você está aqui:

Justiça do Trabalho realiza outorga da Ordem do Mérito Desembargador Ari Rocha

publicado: 15/09/2023 às 23h33 | modificado: 26/09/2024 às 16h26

A solenidade de outorga da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho Desembargador Ari Rocha, reuniu, nesta sexta-feira, 15/9, no Centro Cultural do TRT-MG, em Belo Horizonte, autoridades e personalidades, magistrados, servidores homenageados e convidados. Nesta 12ª edição, foram 46 indicados à honraria, entre ministros, desembargadores, procuradores, advogados, profissionais liberais, juízes, servidores, além das instituições Fundação Clóvis Salgado, Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, Superintendência Regional da Polícia Federal em Minas Gerais, Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, Superintendência da Polícia Rodoviária Federal em Minas Gerais e Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

interna 1.jpg

Para dar início à solenidade, o Tribunal Pleno foi composto pelos desembargadores da casa, que entraram com a presença da guarda de honra do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. O Hino Nacional foi interpretado pela cantora Mariana Nunes, acompanhada pelo tecladista Lucas de Moro. Em seguida, o desembargador Ricardo Antônio Mohallem, presidente do TRT-MG e grão-conselheiro da Ordem, abriu a sessão solene.

Mesa de honra

A mesa de honra foi composta pela ministra Assusete Dumont Reis Magalhães, do Superior Tribunal de Justiça, pelos desembargadores Ricardo Mohallem, presidente do TRT-MG, Mônica Jaqueline Sifuentes, presidente do TRF6, Pedro Bernardes de Oliveira, representando o presidente do TJMG, José Arthur Filho; Júlio César Lorens, representando Octávio Augusto de Nigis Boccalini, presidente do TRE-MG; procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais, Arlélio de Carvalho Lage, pelo chefe de gabinete da PUC-MG, Guilherme Collen, representando o reitor, padre Luís Henrique Eloy e Silva, pelo Prefeito BH, Fuad Noman, e pelo deputado federal Pedro Aihara.

Interna 2.jpg

Os membros do Conselho da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho desembargador Ari Rocha condecoraram os agraciados. O Conselho é composto pelo desembargador Ricardo Antônio Mohallem, presidente do TRT-MG e grão-conselheiro, e pelos desembargadores conselheiros: Fernando Rios Neto, secretário da Ordem; César Pereira da Silva Machado, Rosemary de Oliveira Pires Afonso, Manoel Barbosa da Silva, Maria Lúcia Cardoso de Magalhães, Marcus Moura Ferreira e José Murilo de Morais. Os músicos Mariana Nunes e Lucas de Moro acompanharam, com belas canções, todas as condecorações.

Ari Rocha eternizado

Ao apresentar o histórico da comenda, o secretário da Ordem, desembargador Fernando Rios Neto, lembrou que o objetivo da medalha "é distinguir e perpetuar a memória do labor de pessoas e entidades em prol da paz social e do engrandecimento da instituição judiciária do trabalho, independentemente de fronteiras, raça ou classe social". Ele lembrou do desembargador Ari Rocha, que, enquanto presidente e corregedor TRT-MG, faleceu em 24/11/1990, em um acidente automobilístico, durante o retorno uma correição ordinária nas Varas do Trabalho de Uberaba. “Ele agora é eternizado na Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho”.

A Ordem do Mérito do Judiciário do Trabalho Desembargador Ari Rocha foi criada pela Resolução nº 50/2000, do Tribunal Pleno, para distinguir e perpetuar na memória o trabalho de pessoas e entidades em prol da paz social e do engrandecimento da instituição judiciária do trabalho em todos os níveis de atuação.

Diferenciação pelo bem

Em seu pronunciamento, o presidente lembrou que medalhas são instrumentos destinados a recompensar moralmente o mérito, o bem, em suas mais diversas manifestações, seja na sociedade civil ou militar. Ele reforçou que a condecoração tem o foco de jogar luzes sobre alguém ou alguma instituição que mereceu a indicação de um desembargador ou do próprio conselho, pelo bem que fez à sociedade em prol da harmonia social, merecendo a perpetuação de sua memória. Por fim, ele frisou que os agraciados se destacaram no âmbito da sociedade, fazendo a diferença pelo bem que fizeram. Discurso na íntegra.

Confira a relação de todos os agraciados com a Ordem do Mérito

Presenças

Interna 5.jpg

Diversas autoridades participaram da solenidade, entre elas, Fábio Murilo Nazar, advogado-geral adjunto do Estado de Minas Gerais, coronel PM Rodrigo Piassi do Nascimento, comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Daniela Lopes Rocha da Costa, chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Rodrigo Brito Mendonça, superintendente adjunto da Receita Federal do Brasil em Minas Gerais, Sérgio Rodrigues Reis, presidente da Fundação Clóvis Salgado, Tatiane Alves Torres, superintendente regional da Polícia Federal, Walder Nascimento Vieira, inspetor da superintendência da PRF-MG.

Galeria de fotos

Visualizações: