Você está aqui:

Justiça e Cidadania inicia o mês de setembro com visita de estudantes

publicado: 06/09/2023 às 11h52 | modificado: 06/09/2023 às 15h30

Na quinta-feira (31/8), mais uma ação educativa Justiça e Cidadania, iniciativa do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem e do Programa Trabalho Seguro, em parceria com o Centro de Memória/Escola Judicial do TRT-MG, recebeu os integrantes da Orquestra Jovem das Gerais no tribunal. Acompanhados pelos professores, os estudantes se apresentaram na abertura do Seminário do Trabalho Decente, no Plenário do TRT e, em seguida, fizeram uma visita mediada pela equipe do Centro de Memória à exposição Trabalho e Cidadania, na qual aprenderam sobre a história das leis trabalhistas e como a Justiça pode dirimir os conflitos no contexto das relações entre empregados e empregadores.

aud musicos.jpg

Os alunos também participaram de uma audiência simulada com o juiz Cléber Lúcio de Almeida, da 21ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, oportunidade em que tiveram a experiência de figurar como partes de um processo e conhecer como tramita um caso de reconhecimento de vínculo empregatício na Justiça do Trabalho.

IFMG Sabará e Educandário e Creche Menino Jesus

Nos dias 28 e 29 de agosto, o tribunal recebeu a visita dos alunos do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Sabará e do Educandário e Creche Menino Jesus, respectivamente. As atividades desenvolvidas trouxeram aos estudantes conceitos e o histórico da Justiça do Trabalho, a partir dos quais puderam praticar também em audiências simuladas com os juízes Christianne de Oliveira Lansky, da 27ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte e Marcelo Oliveira da Silva, da 12ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte.

CEDUC Virgílio Resi

Encerrando a Semana da Aprendizagem, na segunda-feira (4/9), alunos do CEDUC Virgílio Resi também visitaram a exposição Trabalho e Cidadania, onde foram recebidos pela gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, desembargadora Jaqueline Monteiro de Lima, que ressaltou a importância de se conscientizar sobre a realidade do trabalho infantil que deve ser combatido, além de apontar o estímulo á aprendizagem como alternativa positiva para os jovens.

jaqueline.jpg

Em seguida, os estudantes foram divididos em equipes para a realização de atividades com imagens históricas do trabalho no Brasil, nas quais puderam identificar os personagens das fotografias e sua relação com o trabalho infantil, além da conexão do trabalho com sua posição social. Eles também aprenderam sobre a evolução do exercício das profissões e seus locais de trabalho, quando as habilidades manuais foram substituídas pelas habilidades tecnológicas.

Após a dinâmica e o intervalo para o lanche, os alunos participaram de uma audiência simulada conduzida pelo gestor regional do Programa Trabalho Seguro, desembargador Marcelo Pertence, sobre o pedido de reconhecimento de vínculo de emprego de uma jovem, na qual figuraram como partes, advogados e testemunhas.

Confira a galeria de fotos.

Visualizações: