Justiça e Cidadania recebe alunos dos cursos de Segurança do Trabalho e Direito
Em mais uma edição, o Programa Justiça e Cidadania do TRT-MG abordou como tema o trabalho seguro. Na segunda-feira (10/7), alunas e alunos da Escola Grau Técnico foram recebidos pela equipe do Centro de Memória e assistiram primeiro à palestra do desembargador Marcelo Pertence, gestor regional do programa, que enfatizou a importância de se criar e divulgar uma cultura de proteção ao trabalho, de modo a garantir um trabalho decente a todos os trabalhadores e trabalhadoras.
Laura Ramos, uma das estudantes presentes, aproveitou a oportunidade para perguntar ao magistrado como se dá a responsabilização das empresas nos casos que envolvem as terceirizadas. Para ela, este conhecimento é fundamental aos futuros técnicos e técnicas em segurança do trabalho.
Os estudantes assistiram, na sequência, a uma sessão de julgamento, no Plenário do Tribunal, presidida pela desembargadora Maria Cecília Alves Pinto, que deu as boas-vindas aos alunos e alunas e explicou como os acidentes de trabalho são minuciosamente examinados e julgados pelo 2º grau da Justiça do Trabalho em Minas Gerais.
Em seguida, visitaram a exposição Trabalho e Cidadania, na qual aprenderam sobre a história das leis trabalhistas e como a Justiça pode dirimir os conflitos no contexto das relações entre empregados e empregadores.
Recebidos pelo presidente do Tribunal, desembargador Ricardo Mohallem, os discentes ouviram, atentamente, o relato de um acidente de trabalho ocorrido com um jovem em uma fazenda no interior de Minas. O presidente frisou a importância da conscientização de toda a sociedade sobre o trabalho seguro para prevenir acidentes e, assim, proteger trabalhadores e trabalhadoras durante toda a sua jornada.
Encerrando a programação do dia, os estudantes participaram de uma audiência simulada com o juiz Marcelo Oliveira da Silva , da 12ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte. Para o magistrado, a experiência de figurarem como partes de um processo é uma grande oportunidade para verem de perto como tramita um caso de acidente de trabalho na Justiça.
Estudantes de Juiz de Fora também visitam o tribunal
Na quinta-feira (13/7), a visita foi feita pelos alunos do curso de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora, que seguiram a programação do dia no TRT. Na parte da manhã, os estudantes conheceram a história de criação do próprio Centro de Memória e sobre seu papel na preservação da história da Justiça do Trabalho.
No período da tarde, os futuros bacharéis acompanharam uma sessão do Tribunal Pleno, presidida pelo desembargador Ricardo Mohallem e também visitaram o Centro de Memória do TRT. Por fim, foi realizada uma audiência simulada de instrução, conduzida pelo juiz Alexandre Wagner de Morais Albuquerque, cujo tema abordado foi a jornada exaustiva de um trabalhador, além de terem sido discutidas questões como dispensa discriminatória, existência ou não de justa causa e recebimento de verbas rescisórias.