Novo desembargador toma posse no TRT
O novo desembargador do TRT-MG, Rodrigo Ribeiro Bueno, tomou posse, na tarde desta terça-feira (15), no gabinete da Presidência, em Belo Horizonte. Com quase 27 anos de magistratura trabalhista, ele foi promovido pelo critério de merecimento para vaga decorrente da aposentadoria da desembargadora Mônica Sette Lopes.
A solenidade de posse foi aberta pelo 1º vice-presidente do Tribunal, desembargador Márcio Flávio Salem Vidigal, que fez um histórico da carreira jurídica do empossado, a quem chamou de “brilhante magistrado”. Em seguida, os dois assinaram o termo de posse.
Representando a OAB/MG, o advogado Léucio Leonardo, amigo do desembargador Rodrigo Ribeiro Bueno desde o tempo em que estudaram juntos na Faculdade de Direito da UFMG, fez um discurso em homenagem a ele. Segundo o advogado, daquela época até hoje, o empossado sempre teve uma carreira jurídica de destaque. Por fim desejou sorte e sucesso nessa nova etapa.
Em seu discurso, o novo desembargador falou da honra em atuar na Justiça do Trabalho. “Sou muito honrado em trabalhar em uma instituição que tem como principal objetivo conciliar interesses de trabalhadores e patrões, pois o destino do Brasil depende essencialmente da força do trabalho e do empreendedorismo”, disse. Ele também fez um agradecimento especial aos seus pais, irmãos, esposa e filhos por sempre terem o acompanhado em sua trajetória profissional.
A solenidade de posse deixou o gabinete da presidência lotado de magistrados e servidores do TRT-MG, representantes da Amatra3 e do Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais, além de familiares do empossado.
Currículo
O desembargador Rodrigo Ribeiro Bueno é formado pela Faculdade de Direito da UFMG. Antes de ingressar na magistratura trabalhista, foi promotor de justiça do Ministério Público de Minas Gerais, entre 1989 e 1991, quando foi aprovado em concurso público para juiz do trabalho substituto do TRT-MG. Foi promovido a juiz titular em 1993, tendo atuado nas Varas do Trabalho Almenara, Passos, Formiga, João Monlevade, Divinópolis, Betim e 46ª VT de Belo Horizonte.