Mulheres serão prioridade na análise de processos trabalhistas na semana "Elas em Pauta" em março
Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.
Resumo em texto simplificado
A Justiça do Trabalho promove, de 9 a 13 de março, a semana temática “Elas em Pauta”, iniciativa nacional coordenada pelo TST, CSJT e tribunais regionais, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A ação busca fortalecer a cultura da conciliação trabalhista e dar visibilidade às questões que afetam as mulheres no mundo do trabalho, utilizando a conciliação como instrumento de escuta qualificada, empoderamento e pacificação social.
Os processos serão pautados nos Cejuscs, com prioridade para aqueles em que a reclamante seja mulher, mediante manifestação de interesse das partes. Em Minas Gerais, a solicitação de inclusão pode ser feita até 3 de março, por meio do formulário eletrônico “Quero Conciliar”, disponível no site do TRT-MG. A juíza Andréa Rodrigues de Morais ressalta que a conciliação pode ser buscada a qualquer momento.
Saiba mais sobre esta iniciativaA Justiça do Trabalho promove, entre os dias 9 e 13 de março, a semana temática "Elas em Pauta" para dar continuidade ao fortalecimento da cultura de conciliação trabalhista. A iniciativa, proposta pelo Núcleo de Apoio à Conciliação e Políticas Públicas (Nacopp) do Tribunal Superior do Trabalho (TST), é uma ação coordenada que envolve o TST, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e os tribunais regionais, no mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher. Os processos serão pautados nos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs) nesse período, com prioridade para aqueles em que a parte reclamante seja mulher, bastando que a parte interessada manifeste seu desejo em conciliar.
Em Minas Gerais, as trabalhadoras ou seus advogados que desejarem solucionar seus conflitos por meio do diálogo podem solicitar a inclusão de processos na pauta da Semana temática, até o dia 3 de março. Para isso, o TRT-MG disponibiliza o formulário eletrônico "Quero Conciliar", onde estão relacionados os contatos dos Núcleo e dos Centros de Conciliação em funcionamento no estado. No entanto, a juíza supervisora do Cejusc de 2º grau, Andréa Rodrigues de Morais, esclarece que é possível buscar a conciliação a qualquer tempo.
A campanha, criada para dar visibilidade às questões que atingem de forma diferenciada as mulheres no mundo do trabalho, objetiva utilizar a conciliação como ferramenta de escuta qualificada, empoderamento e pacificação. A ideia é alinhar eficiência processual com compromisso social, em consonância com a missão institucional do TST e do CSJT e com as políticas de atenção às mulheres.
O “Elas em Pauta” ocupa lugar de destaque no calendário temático da Justiça do Trabalho — não apenas como uma pauta especial de audiências, mas como uma política pública de conciliação comprometida com a promoção da igualdade.
Visualizações: