Natal Colorido rende frutos para o ano escolar de 2026
Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.
Resumo em texto simplificado
A Campanha Natal Colorido arrecadou lápis de cor, livros e cerca de R$ 15 mil, doados a escolas estaduais para apoiar o ano letivo de 2026. A iniciativa busca fortalecer a aprendizagem e incentivar a leitura entre alunos do 1º ao 5º ano.
Saiba mais sobre esta iniciativaNesta terça-feira (16/12), foi realizada, na sede do TRT-MG, a doação de materiais escolares para o próximo ano letivo. As contribuições da campanha Natal Colorido resultaram em seis kits completos do livro infantojuvenil Diário de Pilar, que serão distribuídos a seis escolas beneficiadas. Além disso, aproximadamente 4.400 caixas de lápis de cor serão destinadas a cerca de 2.500 crianças.
A solenidade de entrega foi conduzida pela desembargadora Maria Raquel Zagari Valentim, gestora regional do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho e contou com a presença de representantes das entidades parceiras e das unidades de ensino contempladas.
Os materiais foram arrecadados durante a Campanha Natal Colorido, realizada entre novembro e dezembro deste ano. A iniciativa é do Comitê Regional do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, com o apoio do Centro de Memória/Escola Judicial, da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 3ª Região (Amatra3), da Ordem dos Advogados (OAB), da Associação Mineira da Advocacia Trabalhista (Amat), do Ministério Público do Trabalho, da Associação dos Servidores do TRT 3ª Região (Asttter).

Participaram da cerimônia de entrega, Marco Aurélio Treviso, juiz do TRT-3 e vice-presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra); Cassius Vinícius Bahia de Magalhães Drummond, presidente da Asttter; Washington Timóteo Teixeira Neto, presidente da Amatra3; além das magistradas, a juíza Renata Lopes Vale e a desembargadora Maria Raquel Zagari Valentim, respectivamente, gestora de 1º grau e gestora regional do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem
Depoimentos
A desembargadora Maria Raquel Zagari Valentim ressaltou que esta é a quarta edição consecutiva da Campanha Natal Colorido e destacou sua relevância. “Muitas escolas, especialmente as da Rede Estadual, não recebem um kit de material escolar completo, incluindo lápis de cor. Todos nós sabemos que lápis de cor faz uma diferença significativa no processo de aprendizagem, e a Campanha surgiu com essa premissa”.
Segundo a magistrada, a principal novidade desta edição é a distribuição de kits de livros de literatura infantil e juvenil, com o objetivo de incentivar o hábito da leitura, igualmente fundamental para a formação dos estudantes. Ela acrescentou que já foi realizado um levantamento do número de alunos de cada escola, de modo a garantir que, ao menos nas seis primeiras unidades contempladas, todos os estudantes do 1º ao 5º ano sejam beneficiados.
A diretora da Escola Estadual Rose Haas Klabin, Suely Santos de Souza, emocionou-se durante a solenidade. “Às vezes, uma caixa de lápis de cor não significa muito para algumas pessoas, mas para essas crianças representa muito. Elas ficam extremamente felizes ao receber esse material”, assegurou.

Escolas beneficiadas
- Escola Estadual Efigênio Sales, representada por Izabella Cecília Macedo Santos
- Escola Estadual Professor Leon Renault, representada por Simone Avelar e Erciane Brito
- Escola Estadual Ondina Amaral Brandão, representada por Thayna Aparecida
- Escola Estadual José Mendes Correa, representada por Lúcia Maciel de Castro Oliveira
- Escola Estadual Rose Haas Klabin, representada por Suely Santos de Souza e Marli Silva Barbosa
- Escola Estadual Barão de Macaúbas, representada por Celenita Soares