Gestores da Justiça Trabalhista mineira discutem questões socioambientais em Brasília
O Diretor de Administração do TRT-MG e presidente da Comissão Permanente de Responsabilidade Socioambiental, Cristiano Barros Reis, junto com a gestora da Seção de Gestão Socioambiental, Ludmilla Mendes, participaram da reunião ordinária da Coordenação dos Diretores Gerais da Justiça do Trabalho, na sede do Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília.
O evento, que ocorreu na última semana, abordou predominantemente o tema socioambiental. Dirigentes e servidores da área socioambiental foram convidados para o evento. Ludmilla Mendes palestrou na reunião sobre a recém-publicada Política de Responsabilidade Socioambiental, uma vez que este Regional foi pioneiro na publicação do documento.
Durante o encontro foi discutida a implementação de ações de sustentabilidade nos TRTs, a governança nas políticas e construções sustentáveis, a implantação da Política Nacional de Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho, a gestão de resíduos, a sustentabilidade nas aquisições e o consumo sustentável.
Também foram apresentadas propostas de ações de sustentabilidade a serem implementadas nos Tribunais Regionais do Trabalho. Ainda ocorreu uma oficina de trabalho específica para os gestores da área de responsabilidade socioambiental.
Após a exposição da temática aos Diretores Gerais presentes, os gestores socioambientais se reuniram em separado para debater e elaborar uma Carta de Intenções aos DGs, com o objetivo de concentrar esforços para avançar nas ações sustentáveis de todos os TRTs do país e do Tribunal Superior do Trabalho, com o apoio do Conselho Superior da Justiça do Trabalho.
Propostas
Durante o evento várias propostas foram aprovadas pelos diretores gerais, como:
- A retomada do Fórum Permanente de Contratações Sustentáveis da Justiça do Trabalho;
- Reativação do Comitê Gestor Nacional da Política de Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho;
- Realização do II Encontro Nacional de Responsabilidade Socioambiental, em novembro deste ano, a ser sediado pelo TRT da 4ª Região;
- Inserção do Plano de Logística Sustentável no Planejamento Estratégico dos TRTs, do TST e do CSJT;
- Apresentação dos Planos Anuais de Contratações dos TRTs e do TST, especificando os itens com requisitos de sustentabilidade, a serem adquiridos em consonância com o correspondente PLS;
- Elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, visando à correta destinação dos resíduos gerados pelo funcionamento dos Órgãos da Justiça do Trabalho;
- Apresentação de proposição ao CSJT, para definição de um Sistema Nacional Unificado para acompanhamento dos indicadores e avaliação de desempenho do PLS dos TRTs e do TST.