Justiça e Cidadania recebe crianças que participam de projeto da UFMG

publicado 30/08/2017 16:56, modificado 21/10/2018 10:54

720x388_2017_0829_JusticaCidadania_EscAfonsoPena_LA.jpg
Foto: Leonardo Andrade

Alunos da Escola Estadual Afonso Pena, integrantes do Projeto de Extensão “RECAJ nas Escolas”, da UFMG, participaram do Programa Justiça e Cidadania, na tarde desta terça-feira (29), no edifício sede do Tribunal. A atividade promovida pelo Centro de Memória - Escola Judicial do TRT-MG recebeu 28 estudantes, com idade entre 10 e 12 anos, acompanhados de seis universitários que atuam no projeto da UFMG.

Durante a visita, os alunos conheceram a Exposição Trabalho & Cidadania e passaram pela Sala das Profissões, de forma didática e descontraída, manusearam roupas de diversos ofícios. Depois, assistiram a um vídeo sobre trabalho infantil e participaram de uma audiência simulada, com a desembargadora Adriana Goulart de Sena Orsini, coordenadora do Projeto "RECAJ nas Escolas".

A audiência simulou uma situação em que uma criança alegava prestar serviços domésticos à dona da empresa em que a mãe trabalhava. No decorrer da simulação, encenada pelos próprios estudantes, o trabalho infantil foi bastante debatido. "A história que retratamos aqui, da criança que presta serviço doméstico disfarçado de ajuda, é bastante comum porque a mãe nem sempre percebe o que está acontecendo. Essas crianças tem irmãos mais novos, primos, e se você faz uma rede de informações, as mesmas atuam com conscientizadoras sobre o problema", ressaltou a magistrada.

A estudante de Direito Mirene Brandão, que atua no projeto da UFMG, lembra que o "RECAJ nas Escolas" procura esclarecer as pessoas sobre métodos de solução de conflitos e demonstrar as formas de acesso à justiça. "Procuramos explicar para os estudantes sobre a Justiça do Trabalho, pois, em breve, eles estarão no mercado como menor aprendiz e será importante conhecerem os seus direitos e deveres”.

Ao final da visita, os estudante foram convidados a participarem de um lanche, que foi oferecido pelo Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal no Estado de Minas Gerais (Sitraemg).

Veja a galeria de fotos.

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa [arroba] trt3.jus.br