Programas Justiça e Cidadania e Trabalho Seguro promovem atividade em parceria

publicado 21/11/2017 16:44, modificado 21/10/2018 10:55

720x486_2017_1121_JusticaCidadania_UFMG_MM.jpg
Foto: Madson Morais

Em parceria inédita, o Programa Justiça e Cidadania e o Programa Trabalho Seguro – Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho promoveram, na manhã desta terça-feira (21), com a participação de alunos do 7º período da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, uma audiência simulada para julgamento de uma ação trabalhista cujo trabalhador sofreu um acidente de trabalho.

A juíza Ângela Castilho Rogedo Ribeiro, titular da 14 ª VT de Belo Horizonte, que atua com a desembargadora Juliana Vignoli Cordeiro como gestoras regionais do Trabalho Seguro, conduziu a audiência enquanto os alunos simularam ser partes, advogados e testemunhas.

Presentes à atividade, além dos 25 alunos da UFMG, a professora Lívia Miraglia, o médico Ricardo Ferreira Deusdará e a procuradora do Trabalho Fernanda Brito Pereira que explicou aos alunos quais são as atribuições do MPT, tais como: fiscalizar o cumprimento da legislação trabalhista quando houver interesse público, procurando regularizar e mediar as relações entre empregados e empregadores.

O médico Ricardo Ferreira Deusdará, auditor fiscal na área de Saúde e Segurança do Ministério do Trabalho com mais 35 anos de atuação, provocou os alunos a refletirem sobre o importante papel do advogado na defesa dos trabalhadores que sofrem acidentes de trabalho e na acusação dos responsáveis. Segundo ele, a maioria dos acidentes de trabalho são previsíveis e “preveníveis”.

Antes da audiência, os estudantes tiveram a oportunidade de assistir a uma sessão de julgamento da turma e conheceram a Exposição Trabalho & Cidadania em cujo espaço foi realizada a audiência.

O Programa Justiça e Cidadania é uma iniciativa do Centro de Memória - Escola Judicial do TRT da 3ª Região, e o Programa Trabalho Seguro – Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, é de autoria do Conselho Superior da Justiça do Trabalho - CSJT e do Tribunal Superior do Trabalho – TST. A parceria estabelecida para a atividade desta terça-feira ainda vai se repetir outras três vezes este ano.

Alunos do ensino médio visitam o TRT-MG

Na tarde da última segunda-feira (20), alunos no último ano do ensino médio do Colégio Loyola, também estiveram no TRT-MG para participar do Programa Justiça e Cidadania do Centro de Memória - Escola Judicial. Acompanhados pela professora Rita de Cássia de Carvalho, cerca de 20 alunos assistiram a parte da sessão de julgamento da Primeira Turma, fizeram uma visita mediada à Exposição Trabalho & Cidadania e ao final participaram da audiência simulada. A simulação foi conduzida pela desembargadora Mônica Sette Lopes.

Confira a galeria de fotos das duas visitas

Visualizações: