Justiça e Cidadania recebe alunos da Fumec e Estácio

publicado 13/10/2017 16:39, modificado 21/10/2018 10:54

720x526_2017_1009_JusticaCidadania_Fumec_LA.jpg
Fotos: Leonardo Andrade

O Programa Justiça e Cidadania, promovido pelo Centro de Memória - Escola Judicial do TRT-MG, recebeu nesta semana duas turmas de estudantes do 7º período dos cursos de Direito do Centro Universitário Fumec e Estácio de Belo Horizonte. No total, 42 alunos participaram das atividades no TRT-MG. 

Na segunda-feira (9), foram 14 alunos do Centro Universitário Fumec, acompanhados pela professora Andrea Vasconcellos. Já na quarta-feira (11), 28 alunos do Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte vieram ao Tribunal acompanhados pela professora Magna Valéria Nogueira. 

Os alunos assistiram a parte da sessão de julgamento da 1ª e 3ª Turmas no plenário do 10º andar, visitaram a Exposição Trabalho & Cidadania e participaram de audiência simulada. Na primeira visita, a audiência foi conduzida pela juíza Natália Sena e na segunda a simulação ficou a cargo da juíza Haydée Priscila Pinto Coelho de Sant'ana. 

A aluna Julia Antoniol Nunes Pereira avaliou a participação do Programa e Justiça como "proveitosa e de grande importância". Ela destacou também a audiência simulada como o momento de maior aprendizado. "Não tínhamos experiência nenhuma e a juíza esclareceu nossas dúvidas. Tivemos a oportunidade de entender como a lei é aplicada", afirmou. 

Para a aluna Vanda Adriane Ferreira, a visita trouxe uma reflexão sobre o momento atual das discussões sobre a Justiça Trabalhista. "A exposição foi muito interessante. Por meio das fotografias e dos textos, podemos contextualizar melhor a história da Justiça do Trabalho, a regulamentação dos direitos trabalhistas na era Vargas até os dias de hoje. Isso faz a gente pensar em tudo que estamos vivendo", ressaltou. 

Ao final das visitas, a juíza Natália Sena se colocou à disposição para esclarecer as dúvidas dos estudantes e a juíza Haydée Priscila Pinto Coelho de Sant'ana convidou os alunos a assistirem outras audiências na vara onde atua, como forma de aprendizado.

Confira a galeria de fotos

 

Visualizações: