Você está aqui:

Novo desembargador é empossado no TRT-MG

publicado: 19/01/2024 às 21h29 | modificado: 20/01/2024 às 21h30

Foi empossado, na tarde desta sexta-feira (19), o novo desembargador do TRT-MG, Delane Marcolino Ferreira. A solenidade de posse foi aberta pela presidente do Tribunal, desembargadora Denise Alves Horta, logo após a execução do Hino Nacional pelo cabo da PMMG, David Wilson Ramos Alves. Ao saudar o empossando e para referenciar os quase 31 anos de atuação dele na magistratura, a presidente citou o poema “Tempo de ser Feliz”, de Mário Quintana. “A vida, nas palavras de Quintana, é um dos deveres que trouxemos para fazer em casa. Quando se vê, já são seis horas, quando se vê, já é sexta-feira, quando se vê, passaram 30 anos… Penso, então, na carreira do juiz do trabalho, em que as horas e o tempo são contados pelo número de processos, audiências, sentenças, prazos, metas, deslocamentos. A família aprende a destreza de, em casa, disputar o tempo com os processos. E pasmem: esta é a felicidade do magistrado, enquanto juiz do trabalho, pois esta é a realidade que o exprime, porque ninguém, além dele, poderá dar um contorno satisfatório, de acordo com o seu papel e responsabilidade de amplo espectro social do juiz do trabalho. Esse contexto não é diferente com o juiz Delane Marcolino”, frisou.

Ao apresentar o empossando, a presidente ressaltou que “a substanciosa carreira do juiz Delane revela o respeito e admiração que angariou em sua trajetória. Nossos votos são para que, nessa nova etapa de sua carreira, o sucesso seja continuado e que, no Tribunal, seja muito feliz”, concluiu.

Desembargadores Delane Marcolino e  Denise Horta

Depois de empossado, o novo desembargador do TRT-MG foi agraciado com a Medalha do Mérito Judiciário do Trabalho Desembargador Ari Rocha no Grau Grã-Cruz pela presidente do Tribunal.

Termômetro da sociedade

Desembargador Delane Marcolino em pronunciamento

O desembargador Delane Marcolino Ferreira abriu o seu pronunciamento com agradecimentos, citando o desembargador Luís Felipe Lopes Boson, falecido em julho de 2023, de quem herdou a vaga e “um gabinete totalmente organizado”. Homenageou a cidade de Poços de Caldas, onde foi juiz titular por mais de 22 anos, na 1ª Vara do Trabalho“. A sala de audiências é um termômetro da sociedade”, destacou.

“Inicio essa nova etapa profissional com muito entusiasmo e humildade. Nessa longa caminhada, alguns valores se tornaram centrais na minha prática jurídica. O respeito e a preservação do estado de direito é o primeiro dever do magistrado, que deve zelar pelo cumprimento da lei. A democracia depende desse zelo e compromisso”. Segundo o desembargador, é através do trabalho que se cria riqueza e se promove o desenvolvimento do país. O papel da Justiça do Trabalho é estabelecer as condições jurídicas que garantam a criação dessa riqueza.

Presenças

Presentes à solenidade a representante do Ministério Público do Trabalho, vice-procuradora Márcia Duarte, a presidente da Amatra3, juíza Anaximandra Kátia Abreu de Oliveira, desembargadores do TRT-MG, servidores e familiares do empossando. A cerimônia de posse foi realizada no plenário que leva o nome do desembargador Luiz Felipe Lopes Boson.

Trajetória

Delane Marcolino Ferreira, promovido pelo critério merecimento ao cargo de desembargador do TRT-MG, ingressou na magistratura trabalhista no cargo de juiz do trabalho substituto em 1993, após aprovação em concurso público, tomando posse no referido cargo em 22/4/1993. Foi promovido, por antiguidade, para o cargo de juiz presidente da 3ª JCJ de Uberlândia em 1996, tomando posse em 6/12/1996. Presidiu as JCJs de Almenara (9/5/1997) e Alfenas (23/11/1998). Foi juiz titular da Vara do Trabalho de Poços de Caldas (11/5/2001), que passou a ser a 1ª Vara do Trabalho de Poços de Caldas em 2003, com a criação de mais uma vara na referida jurisdição.

Veja a galeria de fotos

Visualizações: