Ouvidora-geral da OAB-MG e diretora da Amat visitam TRT-MG para troca de experiências
A Ouvidoria da Mulher do TRT-MG recebeu a visita das advogadas Gláucia Fernandino, que é ouvidora-geral e ouvidora da mulher da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Minas Gerais (OAB-MG), e Sara Benevides, diretora da Associação Mineira de Advogados Trabalhistas (Amat) e conselheira seccional da OAB-MG. Elas foram recebidas pela desembargadora Maria Cristina Diniz Caixeta, vice-ouvidora e ouvidora da mulher do tribunal.
A desembargadora falou sobre a nova Ouvidoria do tribunal que está mais fortalecida com o novo formato instituído desde o final de 2023. Ela destacou o convênio de cooperação a ser firmado com outros órgãos. "Estamos desenhando um formato de integração entre os cinco tribunais mineiros e a Ouvidoria Geral do Estado para dar o encaminhamento mais integrado às denúncias e sugestões que chegam às ouvidorias", explicou. Ela também anunciou que o tribunal vai sediar o encontro de ouvidorias de todo o país, em novembro deste ano e, de antemão, já fez um convite de parceria da OAB-MG e Amat na realização do evento. "O trabalho integrado entre as ouvidorias torna mais efetiva a atuação dos órgãos de escuta institucional, e a parceria para integração das ações só tem a somar", avaliou a desembargadora.
As advogadas disseram ter vindo ao TRT para conhecer os projetos da Ouvidoria da Mulher e propor parcerias no encaminhamento de demandas recebidas pelas ouvidorias. Segundo Gláucia Fernandino, a troca de experiências com outras instituições é importante neste momento em que a OAB-MG pretende reestruturar sua Ouvidoria.