Parceiros do Getrin assinam acordo de cooperação no TRT
Foi assinado no TRT-MG, na manhã desta quinta-feira (9/5), Protocolo de Cooperação Técnica de criação do Grupo de Trabalho Interinstitucional da 3ª Região (Getrin 3), que tem o apoio do Ministério Público do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego em Minas Gerais, da Coordenação Regional da Perícia Médica e da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O termo assinado tem por objetivo envolver as diversas instituições de estado no fortalecimento da política de saúde do trabalhador. O Getrin 3, a exemplo de outros grupos criados no Tribunal Superior do Trabalho e nos demais TRTs, tem como atribuições propor, planejar e acompanhar os programas e ações regionais voltados à prevenção de acidentes e doenças laborais no estado.
Presente ao ato de assinatura, a presidente do TRT-MG, desembargadora Denise Alves Horta, falou de sua satisfação ao participar do acordo que visa, além de promover a saúde do trabalhador e prevenir acidentes de trabalho, fortalecer a Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho – PNSST. Também presente, a gestora regional do Programa Trabalho Seguro, juíza Ângela Castilho Rogedo, em sua manifestação, afirmou que o Getrin pretende ampliar o trabalho para toda a sociedade - alcançando inclusive os estudantes - para que todos tenham consciência da importância da prevenção dos acidentes de trabalho.
Participaram também da solenidade de assinatura do Protocolo de Cooperação o procurador-chefe do Ministério Publico do Trabalho de Minas Gerais, Arlélio de Carvalho Lage; o superintendente regional do Ministério do Trabalho e Emprego em Minas Gerais, Carlos Alberto Calazans; o gestor do Programa Trabalho Seguro, juiz titular da 33ª Vara do Trabalho de BH, Márcio Toledo Gonçalves; a coordenadora regional da perícia médica do Ministério da Previdência Social, Carla de Carvalho Souza, o auditor fiscal da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego Mário Parreiras de Faria e Luiz Philippe da Silva Maia Carneiro, da Comissão de Trabalho da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Programas institucionais do CSJT
Também presentes representantes dos programas institucionais do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), as desembargadoras Maria Raquel Zagari Valentim, gestora do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Incentivo à Aprendizagem, Paula de Oliveira Cantelli, gestora do Programa de Enfrentamento ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho do Migrante, a servidora Carolina Piva, membro do Comitê de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, representando a desembargadora Adriana Goulart de Sena Orsini, gestora regional do Programa de Enfrentamento ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho do Migrante e Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade. A solenidade contou ainda com presença dos juízes Renata Lopes Vale, titular da 40ª Vara do Trabalho de BH, Renato Amado, juiz auxiliar da Presidência, e de servidores do TRT-MG.
Solidariedade com o Rio Grande do Sul
Ao encerrar a solenidade, a presidente do TRT, desembargadora Denise Alves Horta, se referiu ao momento difícil vivido pela população do Rio Grande do Sul, estado que está em situação de calamidade pública devido aos alagamentos provocados pelas últimas chuvas, e convidou a todos, solidários com a dor dos atingidos, a doarem garrafas de água, que podem ser trazidas para espaço destinado às doações na portaria do edifício-sede do tribunal (av. Getúlio Vargas, 225, Funcionários, BH).